Aurora Santos lançou-se na produção de marmelo há cinco anos e a última colheita atingiu as 85 toneladas de fruta.
A entrar no ano cruzeiro de produção, a jovem agricultora, natural de Borba, mas a residir em Beja, conta que este é um projeto e negócio de família, onde todos colaboram e trabalham, incluindo os filhos e o marido, o humorista Jorge Serafim.
Com vocação para a agricultura, Aurora Santos, fez vários estudos e pesquisas, antes de plantar mais de 2400 marmeleiros, num terreno abandonado e sem infraestruturas que adquiriu em 2014. O prémio da “Academia de Frutulogia da Compal” foi o grande impulsionador da produção que tem crescido anualmente 20 toneladas.
A vida no pomar cruza-se com o trabalho no Instituto Politécnico de Beja, mas até esta relação foi positiva para a produção de marmelos, conta Aurora que o Politécnico havia estudado a resistência a adaptação de várias árvores ao território e esse estudo foi propicio à opção – Marmelo – quase não havia produção deste fruto no Baixo Alentejo, é uma árvore rústica, resistente, muito adaptada ao território e ao clima.
Trabalhar a terra faz muito bem à alma, diz Aurora que deixa um conselho aos jovens agricultores alentejanos, há que não desistir, fazer um bom estudo de mercado e um bom projeto, porque há apoios e ajudas, ser persistente que os resultados vêm.
Agora com a marca criada e registada – “Marmelos Aurora – Afruta do Coração”, em breve vai lançar uma loja online para venda dos derivados do Marmelo, as compotas, a marmelada, os licores e a grande novidade que será um Gin de Marmelo, conforme contou à rádio Campanário, Aurora Santos.