9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministra do Agricultura visitou a primeira grande instalação fotovoltaica flutuante em Portugal (C/SOM)

Foto: EDIA

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, acompanhada pelo Secretário de Estado da Energia, João Galamba, e pelo presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, José Pedro Salema, visitou na passada sexta-feira, dia 24 de julho, a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome, e construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios.

Esta Central, com uma potência Instalada de 1 MW, ocupa uma área com um hectare e a sua produção está dedicada à estação Elevatória que equipa aquele reservatório. A estação elevatória é atualmente responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba-Este e será, com a expansão prevista, também a origem de água para o futuro bloco da Vidigueira.

Em declarações à Rádio Campanário, José Pedro Salema destacou que esta é “a primeira grande instalação flutuante em Portugal. São mais 3 mil painéis a flutuar num reservatório, que é uma pequena albufeira, onde temos uma estação elevatória que consome muita energia”. O presidente da EDIA explica que “o que esta Central está a fazer é a alimentar parcialmente, com uma porção muito significativa, da energia que aquela estação necessita, sem perdas de deslocação e minimizando a fatura e o impacto energético daquela estação”.

O dirigente garantiu que aquela Central não coloca em risco o meio ambiente, “muito pelo contrário. A principal critica que fazem às Centrais Fotovoltaicas é exatamente a ocupação de terreno. Quando pomos um painel a flutuar, não ocupamos terreno nenhum, só uma superfície aquática que neste caso não tem outra utilização”, referiu José Pedro Salema.

Já Maria do Céu Albuquerque destaca este grande investimento da EDIA, que “evita a evapotranspiração e cria condições para a produção de energia limpa, minimizando custos e contribuindo para este grande desígnio que todos temos a nível nacional, que é aumentar a produção de energia limpa”.

Populares