Sousel

“O lugar que estamos a inaugurar já foi uma associação de caça, mas com as doenças dos animais e a questão das coutadas houve um declínio da atividades” diz António Dâmaso (c/som)

Entrevistas 09 Out. 2020

Na manhã de hoje decorreu em Sousel a inauguração do Centro de Recolha Oficial de Animais, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e dos autarcas do município e freguesias.

A RC esteve presente e falou com António Dâmaso, vice-presidente da Câmara Municipal de Sousel, que contou a história deste centro.

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Sousel que conta com treze canis, dois gatis, uma cela para outros animais, uma receção, celas de isolamento, arrecadações, uma sala de equipamentos e outros utensílios, um armazém de rações, uma sala de tratamento e/ou esterilização, zona de banhos e uma instalação sanitária, está localizado na vila de Cano, nas antigas instalações da ENASEL.

À RC, António Dâmaso explicou que a ENASEL “foi uma promotora de caça que lançou um projeto, que era a número um do país, com 12 mil hectares”, numa altura em que havia uma grande abundância de animais.

Contudo, segundo conta o vice-presidente, “as situações começaram a degradar-se com as doenças e os problemas que assolaram os coelhos”, questão que “contribuiu para o decréscimo dos efetivos” na empresa.

O decréscimo quantitativo das espécies levou a que a ENASEL terminasse. “A caça terminou, os processos de constituição das coutadas também, é complicado porque tem de envolver os proprietários, tem que se lhe pagar as devidas rendas pelas propriedades que estão inseridas nos coutos, nem sempre assim acontecia e, portanto, tudo junto contribuiu para o declínio da atividade”, revela.

As instalações, que pertenciam ao Município de Sousel, “estão agora revertidas para um projeto desta natureza e vamos potencializar através de uma associação, mantendo um padrão de serviços de qualidade elevada com muita eficácia, muita eficiência, mas sempre com a supervisão da Câmara, garantindo o tratamento adequado e uma gestão eficiente e com qualidade”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31