Portalegre

Portalegre: “Estes quadros qualificados vão ser importantes para o desenvolvimento do IPP e da região”, afirma Presidente do IPP (C/SOM E FOTOS)

Entrevistas 04 Set. 2020

Foi assinado esta sexta-feira, dia 4 de setembro, em Portalegre, nas instalações da BioBIP – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Politécnico de Portalegre - no Campus Politécnico, o termo de aceitação do projeto recentemente aprovado, com vista à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no âmbito do Programa Operacional ALENTEJO 2020, numa cerimónia que contou com a presença dos vários dirigentes do Politécnico de Portalegre e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo.

O Politécnico de Portalegre concorreu, através do Fundo Social Europeu, ao Programa de Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados e a CCDR Alentejo aprovou a contratação de seis recursos altamente qualificados por três anos, num valor global de 450 mil euros, com 15% de comparticipação nacional. Estes seis recursos humanos são dois da área de Gestão, um da área da Comunicação, um da área de Design e Marketing, um da área da Informática e um da área da Bioenergia.

No seu discurso, Albano Silva, presidente do IPP, referiu que estes quadros vão trabalhar na BioBip, “com a finalidade direta de apoiar as empresas incubadas ou outras do tecido empresarial da região, a fim de acrescentar valor aos projetos das empresas e à sua concretização em projetos de investigação, de inovação e projetos de negócio”.

Por outro lado, reforçam também “a capacitação da nossa incubadora de base tecnológica para o desenvolvimento deste trabalho, ao mesmo tempo que acrescentam recursos ao nosso Politécnico, para fazermos a ponte do IPP com as empresas. Pretendemos que seja um desafio cada vez maior, uma ponte com mais movimento, com mais dinâmica e com mais inovação e investigação, no sentido da resolução dos problemas das empresas e no sentido da resolução dos problemas das empresas incubadas e do tecido empresarial regional”.

O presidente do IPP sublinhou ainda que “este desafio de termos mais seis quadros altamente qualificados é ainda mais atual e mais relevante, se pensarmos que estamos num processo de ampliação da nossa incubadora, onde pretendemos aumentar o espaço de incubação para criar laboratórios, nas áreas científicas destes quadros, para termos mais laboratórios onde eles possam trabalhar com as empresas e permitir também que se desenvolva ainda mais, do ponto de vista do conhecimento, aquilo que também corresponda ao aumento da BioBip”.

Albano Silva divulgou que pretende abrir as candidaturas a estes novos lugares “o mais depressa possível”, e expressou ao presidente da CCDR Alentejo a alegria de receber estes quadros humanos altamente qualificados, pois “é uma forma de fixarmos mais quadros qualificados na nossa região, que muito precisa, e de alguma forma também fixá-los no Politécnico de Portalegre, que claramente aumenta a sua capacitação e para ajudar a ser um motor fundamental do desenvolvimento da região”.

“Acho que é aqui que se fecha mais um ciclo e termos mais quadros qualificados, para termos mais desenvolvimento regional, para termos uma região melhor e com mais pessoas qualificadas. É esse claramente o nosso caminho e com estes quadros, com o aumento da BioBip e a capacidade de termos mais empresas incubadas e a oferecer melhores condições às empresas, penso que estamos claramente num bom caminho de ligar a academia com as empresas e de transformar a nossa incubadora num espaço fundamental para o desenvolvimento regional”, frisou o presidente do IPP.

Albano Silva dirigiu ainda uma mensagem de agradecimento a Roberto Grilo, “por ter estado sempre connosco ao longo destes anos e por nos ter apoiado em muitos dos projetos. Espero que dentro de poucos meses ou talvez daqui a um ano possamos estarmos aqui os dois a ver a BioBip ampliada, com mais espaços, mais laboratórios, mais vida e mais desenvolvimento. Estaremos cá com certeza, em qualquer das circunstâncias”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30