29 Nov. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

“Queremos dar a conhecer a nossa forma de produção rara em Portugal e elevar o Alentejo”, dizem representantes da Aromáticas d´Palma (c/som)

Entrevistas 17 Set. 2021

À margem da primeira edição da Conferência Mundial sobre Turismo Sustentável, "A World for Travel - Évora Forum 2021, que decorre na Universidade de Évora, a Rádio Campanário esteve presente e  falou com Ghenadie Belostecinic e Pedro Soares, dois representantes da empresa Aromáticas d´Palma.

A Aromáticas d´Palma é um projeto familiar de Agricultura Biodinâmica, que produz várias ervas aromáticas, desenvolvido no coração do Alentejo, em São Manços.

Numa breve apresentação da empresa, Ghenadie Belostecinic referiu que a Aromáticas d’Palma é uma marca que produz ervas aromáticas de forma bio e biodinâmica”

Segundo o representante da marca, “a empresa fica situada em São Manços, no Monte de Palma, perto da Cidade Património Mundial de Évora, com uma área de dois hectares, onde estamos a produzir cerca de 20 variedades de ervas e flores.”

Questionado sobre a sua nacionalidade e o sobre o porquê de ter investido em Portugal, , Ghenadie Belostecinic refere que sou original da Moldávia, mas já estou em Portugal há 20 anos.” Investiu em Portugal na procura de “realizar alguns sonhos novos, conhecer outras tradições e outras formas de produção,” destaca o empresário.

Questionado sobre há quanto tempo foi fundada a empresa e como é que ela nasceu, o empresário refere que, “a empresa mãe vem de 2003, que é uma empresa de plantação de floresta e vinhas.” No que diz respeito à “empresa Aromáticas d´Palma, filha da empresa mãe, nasceu em 2008.”

Também Pedro Soares, representante da empresa, esteve presente nesta iniciativa. Questionado sobre qual era a importância da empresa estar representada na 1ª Conferência de Turismo Sustentável, Pedro refere que “primeiramente, queremos dar a conhecer a nossa forma de produção, que é uma forma de produção que é rara ainda em Portugal, embora seja já mais conhecida em outros países da europa, como e França e na Alemanha.”

Para além disso, “queremos dar também a conhecer um produto português de boa qualidade e queremos elevar também o Alentejo,” acrescentando que “efetivamente existe muito bom produto no Alentejo e que é pouco conhecido, tanto no país como lá fora,” revelando que “viemos dar a conhecer aquilo que temos cá da terra ao público de fora e às pessoas que vem visitar.”

Questionado se a sustentabilidade, no geral, no seu ponto de vista era importante para todos nós e para o planeta, Pedro Soares refere que “acredito que sim, até porque gradualmente as pessoas vão tendo mais consciência das necessidades ecológicas e dos cuidados para com o meio ambiente.”

No que diz respeito ao Turismo Sustentável, Pedro Soares revela que “fazer um turismo mais sustentável permite que as pessoas possam apresentar as coisas de outra forma, trazendo um impacto positivo.”

“No fundo é aquilo que nós tentamos fazer com os nossos produtos, queremos criar umas plantas de alta qualidade, trazendo um impacto positivo para a natureza e para o meio com o qual trabalhamos,” conclui Pedro Soares.

Sobre a Aromáticas d´Palma 

Aromáticas d’Palma é um projeto de Agricultura Biodinâmica, desenvolvido no coração do Alentejo, junto da cidade Património Mundial de Évora, por Ghenadie Belostecinic.

A plantação das ervas e plantas segue os princípios da Agricultura Biodinâmica, que se baseiam no conceito de agricultura biológica conjugada com o antigo método de plantação lunar e com o uso de remédios naturais. Assimo, o sistema de produção minimiza o impacto do homem na natureza, tornando o sistema agrícola o mais natural possível, de onde se retira o melhor partido dos recursos naturais

Todos os produtos da Aromática d´Palmas, têm uma certificação Demeter destinada a produtos agrícolas biodinâmicos.

Os requisitos padrão Demeter são mais altos do que os exigidos para produtos biológicos, pois acrescentam exigências muito específicas que fortalecem os processos vitais da terra e dos alimentos, contribuindo ativamente para a criação de um futuro mais digno e íntegro, oferecendo alimentos saudáveis com sabores distintos ou, como dizemos, “alimentos com carácter”.

A empresa comercializa vários produtos como, Infusões, Tisanas, Condimentos Monovarietais, Mistura de Ervas, Flor de Sal Aromatizado e Cabazes que permitem várias conjugações.

Originário da Moldávia, Ghenadie nasceu no seio de uma humilde família de professores. A terra, sempre esteve presente na sua vida e na da sua família, produzindo os seus próprios vegetais e vinho. Embora desconhecessem o conceito, assemelhava-se muito à agricultura biológica, no modo biodinâmico. Em 2008, com a ajuda da família, Ghenadie compra uma propriedade, onde se dedica a produzir plantas aromáticas, em modo biológico.

Em 2012, Ghenadie conhece o mundo da Biodinâmica, numa feira na Alemanha, dedicada a produtos orgânicos, a BioFach, tornando-se um apaixonado pelo conceito, ao qual se entrega de corpo e alma. Após se ter especializado em Agricultura Biodinâmica pela ABIOP - Associação Biodinâmica Portugal e, após 5 anos de agricultura biológica, obtém o certificado Demeter, o mais alto patamar da Biodinâmica.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30