15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

RASI – Violência doméstica desce 6% em 2020 (C/ Som)

Dados do RASI – Relatório Anual de Segurança Interna – divulgados hoje dão conta de uma diminuição da violência doméstica em 6%.

A Informação foi avançada à Rádio Campanário pelo Tenente Coronel Rogério Copeto, Vice Comandante do Comando Territorial de Évora, na rubrica Alentejo Seguro, que coloca algumas dúvidas nesta diminuição.

O RASI será discutido e aprovado pela Assembleia da República em Abril,, entretanto alguns apontamentos deste documento foram divulgados hoje pelo Ministro da Administração Interna, entre eles os números da violência doméstica, dados que num ano atípico como foi 2020.

Declarações do Tenente Coronel Rogério Copeto, Vice Comandante do Comando Territorial de Évora, na rubrica Alentejo Seguro, desta semana da Rádio Campanário.

A violência no namoro e a violência doméstica são crime. É dever de todos alertar e denunciar pois só assim podemos reduzir o fenómemo.

As campanhas de prevenção estáo por todo o lado, ainda há pouco foi lançado novo alerta nas redes sociais pela Comissão para a Igualdade de Género, mas também são preocupantes os últimos dados vindos a público, segundo o estudo da UMAR a maioria dos jovens portugueses acha legitima a violência no namoro.

Para o Tenente Coronel Rogério Copeto, da GNR de Évora, um dos mecanismos para debelar o problema seria a criação de estruturas concelhias, a exemplo das CPCJ – Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, para acompanharem e mediarem estes casos de violência no namoro e violência doméstica.

 

Populares