SOLENIDADE

15 Agosto: Assinala-se hoje a solenidade da Assunção de Nossa Senhora

15 Agosto: Assinala-se hoje a solenidade da Assunção de Nossa Senhora Foto: Calendarr
Regional Escrito por  15 Ago. 2022

A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Assim o papa Pio XII definiu, em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, este dogma que é celebrado solenemente hoje (15), a Assunção da Santíssima Virgem Maria.

O dogma da assunção postula que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial.

Na celebração desta solenidade, em 2010, o papa Bento XVI destacou a importância dessa data. “Nesta solenidade da Assunção, contemplamos Maria: ela nos enche de esperança a um futuro repleto de alegria e nos ensina o caminho para alcançá-lo: acolher na fé o Seu Filho; nunca perder a amizade com Ele, deixando-nos iluminar e guiar pela Sua Palavra; segui-lo cada dia, inclusive naqueles momentos nos quais sentimos que nossas cruzes ficam pesadas."

A importância da assunção para homens e mulheres, do começo do terceiro milênio da era cristã, reside na relação que existe entre a Ressurreição de Cristo e a nossa. A presença de Maria, ser humano como nós, que se encontra em corpo e alma, já glorificada no Céu, é isso: uma antecipação da nossa própria ressurreição.

O papa João Paulo II, em uma de suas catequeses sobre a assunção, explicou isto nos seguintes termos: “O dogma da Assunção afirma que o corpo de Maria foi glorificado depois de sua morte. Com efeito, enquanto para os demais homens a ressurreição dos corpos ocorrerá no fim do mundo, para Maria a glorificação do seu corpo se antecipou por singular privilégio”.

Ao celebrar esta solenidade em 1997, João Paulo II indicou: “Maria Santíssima mostra-nos o destino final dos que ‘escutam a Palavra de Deus e a cumprem’ (Lc 11,28). Estimula-nos a elevar nosso olhar às alturas onde se encontra Cristo, sentado à direita do Pai, e onde também está a humilde escrava de Nazaré, já na glória celestial”.

Fonte: Acidigital

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31