3... 2... 1... A final do CanSat Portugal 2021 está prestes a descolar em Ponte de Sor!

Regional 27 Ago. 2021

A final do CanSat Portugal 2021, que decorre de 1 a 5 de setembro em Ponte de Sor, marca o regresso da iniciativa depois da sua interrupção em 2020 na sequência das restrições impostas pela pandemia. A 8ª edição vai contar com a participação das equipas apuradas no ano passado e terá também a presença dos alunos que concorreram pela primeira vez este ano.

Mais de setenta alunos do ensino secundário de todo o país, acompanhados pelos seus professores, irão lançar os CanSats que construíram na escola. Cada CanSat é um modelo funcional de um microssatélite, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) terá de estar integrado no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

Participam nesta final 13 equipas e os MiniSalSat (Salesianos de Lisboa), vencedores da 1.ª edição do CanSat Jr, que farão uma participação especial, extra-concurso.

Na sexta-feira, 3 de setembro, os micro-satélites serão lançados de uma altura de 1000 metros*. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos e imagens para desenvolver uma proposta que será avaliada por vários especialistas.

O júri que avaliará os projetos conta com a participação de Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space), Rui Agostinho (professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Eduardo Ferreira (vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space e chefe de Divisão da Manutenção da NAV), Agostinho Fonseca (professor auxiliar de sensores e sistemas do Instituto Superior Técnico), Duarte Cota (professor e coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores - ENTA - e ex-participante como professor de edições anteriores da competição, tendo já sido campeão nacional e europeu) e Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva).

Cansat Portugal teve início em 2014 e em oito edições contou com a participação de mais de 700 jovens do ensino secundário. Este é um dos projetos educativos mais desafiantes e completos, convidando os estudantes a desenvolver competências de ciência e de engenharia, mas também de trabalho em equipa, de gestão e de comunicação.

A equipa vencedora representará Portugal na final internacional que se realiza este ano em formato on-line através das plataformas digitais da ESA - European Space Agency (Agência Espacial Europeia). Em 2016, e pela segunda vez, a equipa portuguesa foi a vencedora do CanSat Internacional, o que revela o elevado nível alcançado pelas escolas portuguesas neste concurso.

CanSat Portugal 2021 é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA - European Space Agency (Agência Espacial Europeia) e da Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30