11.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“370 pessoas, das quais 60 do Alentejo, inscritas no “banco” de recrutamento lançado pela UNITATE” diz Presidente da Direção (c/som)

Em declarações à nossa emissora, o Presidente da Direção da UNITATE – Associação de Desenvolvimento da Economia Social, Tiago Abalroado, fala sobre a iniciativa Bolsa de Disponíveis que “tem como o objetivo captar intenções de cidadãos que queiram e manifestem disponibilidade de trabalhar em IPSS’s, dando retaguarda aos profissionais desta instituições. Nesta ocasião em que estamos todos com alguma preocupação é importante precaver “.

Devido à pandemia COVID-19 em Portugal e à necessidade de distanciamento social, muitos trabalhadores destas entidades encontram-se de baixa para acompanhamento de familiares. Como forma de antecipar mais baixas que possam vir a acontecer, a UNITATE lançou esta iniciativa “para que isso não seja um grande problema para as instituições sociais do nosso país”, afirma.

No Alentejo, Tiago Abalroado conta que “na soma dos distritos de Évora, Beja e Portalegre são 60 inscritos, um valor muito significativo e que revela o envolvimento das pessoas em relação ao papel e à intervenção destas instituições e ao mesmo tempo é sinal de cidadania e do efeito da mobilização que a causa social consegue ter”.

A nível nacional o Presidente da Direção refere que já são 370 os inscritos disponíveis para prestar este apoio nas mais variadas instituições, desde “lares de idosos e lares de acolhimento de crianças e jovens que são as aqueles que se mantêm abertas 24 horas”.

De todas as áreas existentes, aquelas onde há mais necessidade de ajudas são as que estão abertas 24 horas por dia, como os lares de idosos. Tiago Abalroado conta que “é muito difícil garantir o estrito cumprimento da lei em matéria de organização do trabalho por turnos e compatibilizar isso com as unidades de pessoal disponível, esta é a maior dificuldade. Está a haver uma grande sobrecarga por parte das ajudantes de ação direta e ajudantes de ação educativa que estão nestas respostas sociais e torna-se necessário tomar providências rapidamente para garantir os seus períodos de descanso que são fundamentais para poderem prestar um bom serviço”.

Para quem tiver interesse e disponibilidade para prestar este serviço, a inscrição poder ser feita através da página de Facebook da UNITATE onde existe um link direto para a Bolsa de Disponíveis, aqui “basta fazer a sua inscrição e nós garantiremos o encontro entre as necessidades das instituições e a disponibilidade dos cidadãos”.

Populares