17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

89 anos de paixão pela Poesia Popular:“ Cantar e fazer décimas é uma emoção ” diz António Padilha, Poeta Popular de Hortinhas(c/som)

 

A Poesia Popular é uma manifestação artística cultural, com uma forte incidência no Alentejo onde vários poetas populares vão sobrevivendo ao desgaste de uma arte popular que há muito perdura no tempo.

Em Hortinhas, no concelho de Alandroal, ainda se canta ao desafio nas tabernas como se fazia antigamente e a Associação Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas tem conseguido preservar esta arte alentejana, com a realização dos encontros de Poesia Popular, muito apreciados por quem gosta deste género de poesia.

O encontro deste ano realizou-se esta tarde e a Rádio campanário esteve presente e falou com António Padilha, de 89 anos de idade, o poeta mais velho a participar no encontro deste ano.

António Padilha começa por dizer “ a poesia já entrou tarde na minha Vida” acrescentando que “cantar sempre cantou desde muito novo e até diziam que cantava muito bem.”

O poeta conta-nos que só há “ pouco mais de 30 anos começou a escrever décimas “.

No encontro desta tarde “apresentou umas décimas dedicadas à sua família o que fez com que este momento fosse vivido com muita emoção.”

Participa nestes encontros de poetas populares desde sempre e diz “ainda bem que eles existem.”

Populares