Decorre no dia de hoje, 25 de março, na freguesia de São Domingos de Ana Loura, no concelho de Estremoz, a VII Matança Tradicional do Porco, organizada pela Associação Cultural e Recreativa Nova Geração.
A Rádio Campanário esteve presente nesta tradição tão alentejana e falou com Alcinda Carrasquinho e Marina Coxixo Marcos, cozinheiras que confecionam os pratos desta matança do porco.
A cozinheira Marina Coxixo Marcos começou por referir que, os pratos ali confecionados são “a cachola, os migos, o entrecosto frito e todos os pratos que sejam pedidos e que sejam possíveis confecionar na hora”.
Alcinda Carrasquinho, questionada sobre a tradicionalidade dos pratos confecionados, declarou que “é tudo feito de forma tradicional. Aqui na zona de Estremoz, os pratos tradicionais são a cachola, os migos, são talvez os pratos mais antigos”.
As cozinheira revelaram ainda que foi a primeira vez que foram confecionar pratos na Matança Tradicional do Porco mas, que já há vários anos que confecionam pratos tradicionais noutros locais, uma vez que participam em eventos gastronómicos e acabam por ser convidadas para este tipo de iniciativas tradicionais.
10 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional