10.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A caminhar para o Andanças” – Aí está o mote para o Festival

otografia: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Festival Andanças marca o seu regresso numa edição especial, em 2021, na aldeia de Campinho (Reguengos de Monsaraz), nos dias 21 e 22 de agosto.

Ao contrário da proposta inicial, que apontava para 5 dias de programação, a situação atual obrigou a Associação PédeXumbo a pensar num formato transformado, que se adapte aos tempos de hoje, informa hoje o site oficial do Festival.

Porque não queremos deixar de assinalar o regresso do Festival Andanças e a sua chegada a esta nova casa no Alentejo Central, surge o mote para uma edição especial: “A caminhar para o Andanças”.

Será um fim-de-semana dedicado ao festival e à sua nova casa, dois dias de atividades que, estando longe do programa habitual do Andanças que todos conhecemos, marcam a chegada do festival a uma nova casa, a uma nova comunidade e a uma nova região, cheia de riquezas e encantos que terão oportunidade de conhecer. Esta edição marca ainda a vontade de continuar.

Numa parceria da Associação PédeXumbo, organizadora do festival, com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o Andanças ancora-se assim na bela aldeia alentejana do Campinho, uma das mais bonitas aldeias ribeirinhas da albufeira de Alqueva, que será o ponto de partida e chegada de todas as atividades da programação, neste fim-de-semana de celebração. O festival conta ainda com mais dois parceiros locais, a União de Freguesias de Campo e Campinho e a Associação Gente Nova de Campinho.

Mantendo o objetivo de promoção da música e da dança tradicional, enquanto meios privilegiados de aprendizagem, intercâmbio cultural e geracional, bem como os seus 4 pilares base – Dança e Música, Voluntariado, Comunidade e Sustentabilidade -, o festival terá o seu Ano Zero neste lugar, com uma lotação muito reduzida. “A caminhar para o Andanças” vai propôr vários momentos de diálogo entre os pilares que sustentam o festival e alguns dos ícones que marcam este território. Será um programa composto por passeios que se cruzam com conversas para dar a conhecer a região, o seu artesanato, a sua gastronomia e outras artes, em fusão com a linguagem do Andanças, num conjunto de encontros entre a malha urbana e a natureza banhada pelas águas do grande Lago de Alqueva.

Populares