Monsaraz

“A Europa não se resume a fundos comunitários, é um projeto de paz e de futuro”, diz pres. da CCDRA na 3ª Summer CEmp (c/som)

Publicado em Regional 27 agosto, 2019

CEmp, Roberto Grilo, presidente da CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) afirma que “o Alentejo está na Europa e a Europa está no Alentejo”.

A cerimónia decorreu esta terça-feira (27 de agosto) em Monsaraz e contou com a presença de Mário Centeno, Ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo.

O dirigente afirma que a realização da iniciativa no Alentejo, é um “sinal de reconhecimento de que a região tem projeto europeu para mostrar”.

“Temos aqui uma região que consegue manter a sua identidade com tradição e somar inovação”
Roberto Grilo

No Alentejo, aponta, “existe uma enorme panóplia de exemplos daquilo que tem sido o nosso percurso enquanto região, que hoje é emergente e que está num processo de afirmação”.

A região tem-se destacado pela inovação, mantendo a sua identidade e tradição, havendo um papel importante dos fundos comunitários. O Alentejo tem-se afirmado como destino turístico reconhecido a nível internacional, e “soube atrair cluster como o da aeronáutica”. A Barragem de Alqueva é um grande projeto realizado com fundos europeus, e “hoje temos aqui referências a nível europeu e mundial de práticas”, nomeadamente na agricultura.

O presidente da CCDR destaca a importância da iniciativa Summer CEmp, em levar a jovens de todo o país a “conhecer todos estes fatores”, e mostra-se expectante por ver reunidos “jovens com oradores excelentes, a discutir o papel da Europa e do futuro que deverá proporcionar”.

Afirma ainda que “o projeto europeu é muito desafiante”, e que “não pode ser colocado em causa só por questões doutrinais”, uma vez que já deu “garantias para os cidadãos europeus que hoje é inimaginável regredirem”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31