24.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A história da Europa é feita de marcas identitárias fortes como a Fortaleza de Juromenha”, diz Eurodeputada Isabel Santos (c/som)

 

A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu apresentou hoje, em Juromenha, no concelho de Alandroal, os “Roteiros Europa”, com o objetivo de destacar a importância da União Europeia e do Parlamento Europeu para as pessoas e para as regiões.

 

Os deputados socialistas do Parlamento Europeu visitaram o resultado de investimentos já realizados que contribuíram para valorizar os territórios, criar emprego e melhorar os serviços públicos em Portugal, da inovação empresarial aos cuidados de saúde.

 

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Isabel Santos, eurodeputada que esteve presente nesta iniciativa e, em declarações à Rádio Campanário, começou por referir que “este são roteiros de proximidade com as populações, com os autarcas, com as instituições espalhadas pelo território, é o acompanhamento dos projetos europeus que estão a ser implementados, alguns deles já estão bastante consolidados, e permitem termos uma visão não só daquilo que resulta do investimento dos fundos e como isso está a mudar a vida das pessoas e, aqui em Alandroal, podemos ver perfeitamente isso, com esta recuperação desta fortaleza, que é uma marca identitária para o Alandroal, mas também para toda a região, porque toda a gente conhece a fortaleza de Juromenha.

 

A Eurodeputada Socialista adiantou ainda “é uma marca identitária para todos nós com várias marcas históricas ao longo do tempo e a história da Europa e identidade europeia também é feita destas marcas, por isso é tão importante virmos aqui, ver como estão a decorrer as obras e também mostrá-las ao resto da população do país para que tenham noção do que se está aqui a passar e, será seguramente, no futuro, esta primeira fase, que nos foi dita ser uma fase de consolidação da estrutura que estará concluída no final do ano, mas tenho a certeza que este será um polo de atração turística, que complementando com outras potencialidades turísticas, não só do concelho, mas também da região, com outras estruturas físicas e também turismo de natureza, esta estrutura irá criar roteiros com grande poder de atração para a zona”.

 

“São roteiros com futuro porque vamos fazer noutras regiões do país também o acompanhamento de projetos de cariz diverso. Quanto aos roteiros turísticos aqui no Alandroal, parecem-me ser roteiros de grande futuros. Se pensarmos naquilo que cada vez mais atrai os turistas, que é o poder chegar a uma localidade, desfrutar desta paz, deste encontro com a natureza e ao mesmo tempo do encontro com a memória, com a história de uma comunidade, que é também a história de todos nós, porque a história da Europa é feita de toda esta mistura que aqui se encontra, nesta mistura de civilizações e de culturas aqui nesta fortaleza. Tenderemos cada vez mais a procurar estes refúgios de encontro com a natureza e a história”, acrescentou.

 

Questionada pela RC sobre a importância das pessoas conhecerem aquilo que é o projeto europeu e de as pessoas se aproximarem daquilo que é a Europa, a eurodeputada referiu que “não existe União Europeia sem essa identidade que nos faz sermos cidadãos europeus e para o sermos temos que ser ativos, críticos e informados e o informar é algo muito importante. Hoje temos a oportunidade de, em dialogo com os cidadãos da região, mais uma vez, debatermos as grandes questões europeias, aquelas que nós e os cidadãos consideram as grandes questões europeias, estamos cá para os ouvir e para responder às questões de todos”.

Populares