10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A Junta apoia a Confraria pois é um orgulho receber na SRA da Boa Nova pessoas de todo o País” diz Pres. da Junta de Terena(c/som)

 

No último fim de semana,  a Freguesia de Terena, no Concelho de Alandroal, esteve em festa com as centenárias festas em Honra da Senhora da Boa Nova.
A Romaria, que anualmente atrai milhares de pessoas ao Santuário de Nossa senhora da Boa Nova, o mais antigo do país, é organizada pela Confraria da Senhora da Boa Nova  e conta com  o apoio da Junta de Freguesia de Terena e do Município de Alandroal.
A Rádio Campanário acompanhou as tradicionais festas e falou com Joselina Paiva, Presidente da Junta de Freguesia de Terena, sobre a importância destas festas para a Freguesia.

A Autarca começou por nos referir “´e um dia especial, o dia de Nossa Senhora da Boa Nova, feriado  municipal, e vêm pessoas de todo o lado do País, na fé e devoção a Nossa Senhora da Boa Nova.”

A Junta de Freguesia de Terena, tal como nos explicou a sua presidente, “ajuda a Confraria monetariamente e engalana Terena para receber os visitantes nesta altura” sublinhando a importância desta ser a Festa da Freguesia, logo a mais importante.

Por esta altura, de forma mais pormenorizada, há uma peocupação da Junta de Freguesia no arranjo de jardins e nas pinturas dos espaços públicos para que, chegado o momento da grande festa, na Vila de Terena, tudo brilhe para receber os filhos da terra que anualmente voltam nesta altura e todos os forasteiros.

Joselina Paiva realça “a vida” que Terena ganha por ocasião destas Festas que, para além de culturais, têm uma confonente muito forte a nível religioso dada a devoçáo e fé de milhares de pessoas a Nossa Senhora da Boa Nova.

Questionada pela Rádio Campanário se existe intenção da Junta de Freguesia de participar na requalificação do interior do santuário da Senhora da Boa Nova, e tendo em conta que hoje em dias as Juntas de Freguesia já se podem candidatar a fundos comunitários, Joselina Paiva refere “vamos, em conjunto com a Câmara Municipal de Alandroal,  fazer um projeto de reabilitação do interior do Santuário da Senhora da Boa Nova.”

Recorde-se que o exterior do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova foi recentemente intervencionado, numa  iniciativa conjunta, através de um protocolo,  entre o  Município de Alandroal a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova e a Paróquia de S. Pedro – Terena.

 

Populares