"Vivemos num tempo acelerado, tudo é consumido e ultrapassado, a informação vem de todos os lados, andamos esquecidos de ouvir e de escutar. A verdade é que escutamos cada vez menos, seja no Norte ou no Sul. Há todo um tempo para trás, que com a revolução industrial se foi perdendo, as pessoas deixaram de trabalhar com animais, trocaram-nos por máquinas, deixaram de se encontrar ao serão, a televisão e a rádio invadiram as casas, depois a internet e os telemóveis fizeram o resto. A memória deixou de ser trabalhada e a nossa vida é mediada por aparelhos.
Poucos ainda se lembram de cantigas, provérbios e adivinhas de cor, e todos os que ainda se lembram, estão em vias de extinção. A Era da tradição oral, está a terminar, agora entramos na era da tradição digital " assim é descrito o projecto A Música Portuguesa a gostar dela própria, na sua página oficial de facebook.
Esta é a descrição do projeto a música portuguesa a gostar dela própria quem de há quase dez anos a esta parte, vem documentando essa transição, percorrido o país de Norte a Sul, à procura das pessoas que ainda cantam para si próprias, que utilizam a memória e a tradição oral para manter vivas práticas e saberes ancestrais.
O projeto grava desde canções, rezas, responsos, benzeduras, ofícios, saber fazer, danças, músicas, estórias de vi, dando voz a essas pessoas levando-as para outros lados, colocando-as nos jornais, na televisão, na rádio e fazendo com que nas suas comunidades elas sejam ouvidos, reforçando sempre as suas práticas pela positiva, permitindo que muitas vezes se lembrem ainda de mais coisas.
O projeto A música portuguesa a gostar dela própria esteve ontem, no concelho de Redondo, com o apoio do Município de Redondo, à procura das pessoas que ainda cantam para si próprias, que utilizam a memória e a tradição oral para manter vivas práticas e saberes ancestrais.
O concelho de Redondo, é terra de cantadores e de tradições e por isso não foi difícil para ste projeto entcontrar as pessoas certas nos sítios certos e registares momentos únicos com um valor incálculável e que mantém vivas as tradições mais puras e genuínas.
Conheça-os aqui:
Luís Caeiro - "Lírio Roxo"- Gravado em Montoito, Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo
Trovadores de Redondo - "Eu hei-de amar uma pedra" - Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021 - Veja AQUI o vídeo
Cecilia Pimenta, Luís Fanica e Isabel Piteira - "Cantar do Reis" - Gravado em Foros da Fonte seca, Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo
Sociedade Filarmónica Municipal Redondense- "Marcha do 3 de Junho"- Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo
Filarmónica União Montoitense - "Montoito a cantar"- Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo
O som dos vídeos pertence a Francisco Jesus e a Produção: Florêncio Cacete e Câmara Municipal de Redondo.
Vídeos/créditos: Página de facebook de A Música a gostar dela própria
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Agenda Cultural
30 Jan. 2023 Regional