31 Jan. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

A música portuguesa a gostar dela própria em Redondo...tradição e cultura popular! Veja aqui os vídeos

Regional Escrito por  04 Jun. 2021

"Vivemos num tempo acelerado, tudo é consumido e ultrapassado, a informação vem de todos os lados, andamos esquecidos de ouvir e de escutar.  A verdade é que escutamos cada vez menos, seja no Norte ou no Sul. Há todo um tempo para trás, que com a revolução industrial se foi perdendo, as pessoas deixaram de trabalhar com animais, trocaram-nos por máquinas, deixaram de se encontrar ao serão, a televisão e a rádio invadiram as casas, depois a internet e os telemóveis fizeram o resto. A memória deixou de ser trabalhada e a nossa vida é mediada por aparelhos.

Poucos ainda se lembram de cantigas, provérbios e adivinhas de cor, e todos os que ainda se lembram, estão em vias de extinção.  A Era da tradição oral, está a terminar, agora entramos na era da tradição digital " assim é descrito o projecto A Música Portuguesa a gostar dela própria, na sua página oficial de facebook.

Esta é a descrição do projeto a música portuguesa a gostar dela própria quem de há quase dez anos a esta parte,  vem documentando essa transição, percorrido o país de Norte a Sul, à procura das pessoas que ainda cantam para si próprias, que utilizam a memória e a tradição oral para manter vivas práticas e saberes ancestrais.

O projeto grava desde canções, rezas, responsos, benzeduras, ofícios, saber fazer, danças, músicas, estórias de vi, dando voz a essas pessoas  levando-as para outros lados, colocando-as nos jornais, na televisão, na rádio e fazendo com que nas suas comunidades elas sejam ouvidos, reforçando sempre as suas práticas pela positiva, permitindo que muitas vezes se lembrem ainda de mais coisas.

O projeto A música portuguesa a gostar dela própria esteve ontem, no concelho de Redondo, com o apoio do Município de Redondo,  à procura das pessoas que ainda cantam para si próprias, que utilizam a memória e a tradição oral para manter vivas práticas e saberes ancestrais.

O concelho de Redondo, é terra de cantadores e de tradições e por isso não foi difícil para ste projeto entcontrar as pessoas certas nos sítios certos e registares momentos únicos com um valor incálculável e que mantém vivas as tradições mais puras e genuínas.

Conheça-os aqui:

Luís Caeiro - "Lírio Roxo"- Gravado em Montoito, Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo

Trovadores de Redondo - "Eu hei-de amar uma pedra" - Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021 - Veja AQUI o vídeo

Cecilia Pimenta, Luís Fanica e Isabel Piteira - "Cantar do Reis" - Gravado em Foros da Fonte seca, Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo

Sociedade Filarmónica Municipal Redondense- "Marcha do 3 de Junho"- Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo

Filarmónica União Montoitense - "Montoito a cantar"- Gravado na Vila do Redondo, a 3 de Junho de 2021- Veja AQUI o vídeo

O som dos vídeos pertence a Francisco Jesus e a Produção: Florêncio Cacete e Câmara Municipal de Redondo.

Vídeos/créditos: Página de facebook de A Música a gostar dela própria

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31