19 Out. 2021
 
Tauromaquia
21:00-22:00

Evora

A Noite Europeia dos Investigadores está de regresso a Évora e conta com 70 investigadores!

Regional 16 Set. 2021

A iniciativa da Noite Europeia de Investigadores será dia 24 de setembro, entre as 16h e às 23h, com um programa on-line nacional e atividades na Praça do Giraldo, na Associação Comercial (ACDE), na Torre do Sertório e, ainda, na Herdade da Mitra, destinadas a todas as faixas etárias. Ciência para o Clima é o mote desta edição.

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento que ocorre desde 2005 e tem o intuito de aproximar a ciência dos cidadãos, através de demonstrações práticas de como a investigação científica contribui para a resolução de questões importantes para a nossa sociedade. Ao todo, são implementados 55 projetos NEI, que decorrem em 433 cidades de 27 países, maioritariamente Europeus.

Segundo o município, neste evento multinacional, participam mais de 36.000 investigadores, cada ano, e esperam-se mais de 1,6 milhões de visitantes. A Universidade de Évora realizou a sua primeira edição em 2019, em parceria com a Câmara Municipal, com 39 atividades educativas em plena Praça do Giraldo.

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, no último ano, a NEI aconteceu apenas em formato virtual. Em 2021, o tema da NEI é Ciência para o Clima (SCICLI – Science for Climate), centrando-se nas suas dimensões social, económica e ambiental e, em particular, no seu contributo para a sustentabilidade planetária e neutralidade climática.

Neste sentido, o evento nacional alinha-se de forma clara com o Pacto Ecológico Europeu, que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

A iniciativa contará com atividades presenciais concomitantes em Lisboa, Braga, Coimbra e Évora.


Programação de Évora Em Évora, a NEI concentra-se na Praça do Giraldo e tem como objetivo aproximar investigadores e cidadãos.

Este evento procura sensibilizar a sociedade para a importância da investigação científica através da interação direta entre os investigadores e a sociedade civil. As artes, humanidades e ciências são apresentadas a crianças, jovens e adultos de forma dinâmica e criativa.

Para além das atividades a decorrer na Praça do Giraldo, a NEI em Évora também contará com a projeção de vídeos na Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), conversas com ciência na Adega Ervideira, utilização de equipamentos tecnológicos reativados recentemente, na estação meteorológica da Torre do Sertório, e ainda, um Passeio ao luar (das 20h30 às 22h30), à descoberta da fauna noturna na Herdade da Mitra.

Ao todo são 23 projetos interativos destinados a todas as faixas etárias, com foco nos jovens, encorajando-os a contribuir ativamente com soluções, através da escolha de carreiras científicas. As atividades são coordenadas pela Universidade de Évora, e contarão com o apoio de aproximadamente 70 investigadores e voluntários, pertencentes às diferentes Unidades de Investigação desta universidade.

Toda a programação está disponível no site: https://noitedosinvestigadores.org/programa-evora/ e através do Facebook (@noitedosinvestigadorespt) e Instagram (@neinvestigadores).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31