05 Jun. 2020
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Serpa

À RC “origem dos casos de Covid-19 no concelho pode vir de Espanha” afirmou o Vice-Presidente do Município de Serpa (c/som)

Regional 04 Abr. 2020

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Carlos Alves, confirmou que o município ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, face ao aumento de casos de Covid-19 no concelho. Em entrevista à Rádio Campanário, o autarca apresentou algumas das medidas que já estão a ser tomadas, como “preparar os espaços polivalentes nas nossas freguesias e na vila. Em Serpa há já um pavilhão com 20 camas, preparado para receber pessoas infetadas com Covid-19. Numa outra parte do pavilhão, em articulação com a Autoridade Local de Saúde de Serpa, haverá um espaço destinado exclusivamente para os profissionais de saúde, com gabinetes e zona de triagem”.

Quanto ao número de casos de infetados por Covid-19 no concelho, o autarca referiu que apenas ainda tem conhecimento dos dados de ontem, dia 3 de abril, mas durante a tarde de hoje, receberá a atualização: “Temos 10 casos positivos na freguesia de Vila Verde de Ficalho e um caso em Serpa. O facto de Ficalho ser uma localidade fronteiriça, o contágio poderá ter acontecido a partir de Espanha. Mas não podemos dizer se a pessoa contraiu a pandemia em Espanha ou em Portugal”. Dos 11 casos de infeção "uma pessoa está internada no Hospital de Beja e as outras 10 estão em isolamento, acatando as recomendações das Autoridades de Saúde", saliente Carlos Alves. 

Ainda assim, o Vice-Presidente disse que “ninguém sabe se o contágio poderá ter começado antes de a fronteira fechar. Também temos habitantes que trabalham em Espanha e pessoas de Rosal de la Frontera que trabalham em Portugal e temos funcionários da Câmara dessa localidade. O que fizemos foi pôr essas pessoas em teletrabalho. Aliás, 90% dos funcionários da Câmara Municipal de Serpa estão em regime de teletrabalho”.

Carlos Alves mencionou que “em meados de março, quando começaram a aparecer os primeiros casos de Covid 19 em Portugal, o município fechou a Estrada Municipal 520, que liga o concelho de Serpa a Paymogo, em Espanha. No entanto, tivemos informação que, mesmo com a estrada fechada, as pessoas continuavam a passar por um caminho que existe debaixo da ponte. Mandámos maquinaria ao local, fizemos uma vala e fechámos esse caminho com gradeamento”.

Na altura em que as fronteiras terrestres foram encerradas para turismo e lazer, sendo Vila Verde de Ficalho um dos nove pontos de passagem autorizados, o Município “colaborou com a GNR para criar condições de trabalho no Posto Fronteiriço, colocando uma fossa, água e luz, para que pudessem fazer a sua higienização durante o período de controlo da fronteira”, afirmou o autarca.

Carlos Alves deixou um agradecimento aos agricultores e empresários serpenses, “que nos têm oferecido algum material e que disponibilizaram os seus tratores e maquinaria para fazermos a desinfeção diária nas ruas”, e “aos profissionais de saúde, bombeiros e GNR, que estão na linha da frente e que nos têm ajudado muito”.

As pessoas daquele concelho têm “acatado todas as informações vindas da Câmara Municipal, e têm ficado em casa”. O Vice-Presidente deixa o apelo para que “as pessoas acreditem apenas em fontes fidedignas e é muito importante que a comunicação social não dê falsas notícias”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30