Em entrevista à nossa emissora José Calixto, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), refere que neste momento a atividade deste órgão se centra na aquisição de equipamentos de proteção individual.
“Centralizámos várias necessidades do Alentejo Central e estamos neste momento a trabalhar arduamente para conseguirmos adquirir esses bens que são escassos em termos mundiais. Neste momento a grande preocupação é a aquisição de ventiladores”.
Como já noticiado pela RC amanhã serão entregues os primeiros três ventiladores, dos seis que a CIMAC adquiriu ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
No entanto o Presidente explica que “o trabalho que fomos fazendo permitiu a aquisição de um sétimo através de um outro mecenas e temos conhecimento que da mesma fonte ainda haverá mais dois que já estão encomendados”.
Esta é uma ajuda que está a ser dada ao HESE de forma a conseguir duplicar a sua capacidade de trabalho no combate à COVID-19.
Relativamente aos mecenas que estão a ajudar na aquisição de equipamentos é referido que ainda estão a ajudar de forma a juntar “um valor significativo para ajudar o hospital a ter capacidade de ventilação e camas de cuidados intensivos, que esperemos que não venham a ser necessárias”.
Este processo de aquisição foi um “êxito total”. De forma que todos os municípios pudessem contribuir para angariar o valor pretendido para adquirir estes equipamentos, cerca de 300 mil euros, o critério foi “cada um dá o que pode e dessa forma todos deram e já atingimos o valor pretendido”.
20 maio 2022 Regional
20 maio 2022 Regional