13.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A substituição de energias fósseis por energias renováveis são o grande motor económico pós COVID-19” diz presidente da CCDRA

Está a decorrer a primeira sessão online das Jornadas Ibéricas sobre o Hidrogénio, sob o tema “O Hidrogénio como um vetor de desenvolvimento socioeconómico no Sudoeste Ibérico (SOI)”.

A sessão iniciou com mensagens de boas vindas dos organizadores – Dr. Tomás Sánchez Álvarez, Presidente de LOABRE e aei CAR-EX, e o Dr. Víctor Dordio, Diretor Geral da ADRAL.

Victor Dordio referiu que o hidrogénio é um tema relativamente recente, mas que a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Portalegre “têm feito um trabalho razoável na região Alentejo para a promoção do hidrogénio”.

Na sessão de abertura discursou ainda o Dr. Roberto Grilo, Presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

O presidente da CCDR Alentejo enalteceu o trabalho que se tem feito em Portugal para substituir os combustíveis fósseis por hidrogénio, visto este ter um “impacto positivo no clima”.

Roberto Grilo referiu o “grande objetivo de promover o hidrogénio como motor da economia pós-COVID”.

Sobre o Alentejo falou nos planos que estão no horizonte 2030, para tornar a região mais sustentável, referindo a energia fotovoltaica e os investimentos neste tipo de energia, denominada de “energia verde”.

Revelou ainda que, nesta questão, se está a trabalhar na área portuária, industrial e logística do porto de Sines, para expandir o terminal XXI e o terminal Vasco da Gama, de forma a serem mais sustentáveis, com recurso ao hidrogénio.

O Dr. Roberto Grilo, termina a sua intervenção referindo a importância destas “dinâmicas em torno da energia limpa que potenciam a região” Alentejo.

A sessão ainda decorre em formato de mesa redonda online composta por especialistas e representantes do setor energético e das administrações públicas europeias, nacionais e espanhol-portuguesas e conta com a participação do Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.

Tem como principal objetivo abordar as oportunidades que esta fonte de energia já oferece hoje como vetor de desenvolvimento socioeconómico para os territórios do sudoeste ibérico, com destaque para as condições muito favoráveis existentes nos mesmos e para a fundamental coesão entre as regiões de ambos os lados da fronteira luso-espanhola como eixo transversal e longitudinal de novas economias. Terá também lugar uma reflexão sobre projetos concretos de hidrogénio que já estão em andamento na Extremadura e no Alentejo, no seguimento do recente apoio dos governos espanhol e português para a implementação imediata do hidrogénio como energia fundamental para alcançar uma economia europeia totalmente descarbonizada em 2050.

Esta é uma iniciativa promovida pela Loabre, AEI Car-EX, Adral (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), Instituto Politécnico de Portalegre, Junta de Extremadura (Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia, Inovação e Universidade) e CCDR Alentejo, com a colaboração de Fundecyt, Rede Ibérica do Sudoeste, Programa POCTEP-Euroace Transfronteiriço, Valoriza, UEX, Centro Nacional de Hidrogénio e a Fundação para o desenvolvimento de novas tecnologias de hidrogénio em Aragão.

Populares