Evora

A Universidade de Évora colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) um extrator de DNA, equipamento essencial ao Hospital do Espírito Santo de Évora

Regional 27 Mar. 2020

Têm sido múltiplas as respostas ao repto que a Reitoria da Universidade de Évora lançou no sentido de envolver a Academia em iniciativas de solidariedade, de natureza diversa, viradas para a comunidade, em geral, e para os seus membros, em particular: estudantes, docentes e não-docentes. Foram recentemente entregues ao HESE viseiras de proteção produzidas pela Escola de Artes, bem como máscaras FFP2 para proteção respiratória dos profissionais de saúde. O Departamento de Química está a apoiar a produção 10.000 unidades de gel desinfetante, numa iniciativa conjunta com o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) e as empresas SHARISH GIN e Incopil. O Laboratório HERCULES disponibilizou um dos seus equipamentos, um extrator de DNA.

 

Recorde-se que a UÉ colocou anteriormente à disposição da ARSA, um termociclador PCR, equipamento essencial ao diagnóstico da doença Covid-19,e identificou também um ventilador que poderá ser cedido se necessário, tendo doado, ainda, materiais de proteção tais como luvas, máscaras cirúrgicas e batas, para além de outras medidas conjuntas.

 

A pensar no bem-estar da comunidade académica a Universidade de Évora criou uma Linha de Apoio Psicológico, assegurada por uma equipa de psicólogos, destinada a promover a adoção de estratégias para lidar com o isolamento e com o stress causado pelo surto de COVID-19, com atendimento assegurado através de várias plataformas on-line, garantindo a segurança de dados, o sigilo e a confidencialidade dos utilizadores. Esta é mais uma medida para reforçar a resposta dos serviços de apoio da UÉ no atual cenário de pandemia, restringindo-se aos temas associados à mobilização da adoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde face ao COVID-19.

Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, considera que a gestão de uma crise desta natureza requer “responsabilidade, articulação e solidariedade. É de Saúde Pública que falamos. É a proteção de todos os cidadãos que temos que garantir. Por isso, disponibilizar todos os meios para apoiar os profissionais de saúde é um dever.”

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31