Vidigueira

Abertura Simultânea das Talhas da Vidigueira é hoje!

Regional Escrito por  Redação 11 Nov. 2022

O Município de Vidigueira realiza hoje a ABERTURA SIMULTÂNEA DAS TALHAS, pelas 15 horas, em Vila de Frades, nas adegas aderentes (Adega ACV Vinho de Talha, Adega Galante, Adega Gerações da Talha, Adega JMC, Adega Luís Carapeto, Adega Museu Cella Vinária Antiqua, Adega Natus, Adega Talha Máfia, Restaurante País das Uvas e Taberna António Francisco).

Trata-se de uma iniciativa realizada pela primeira vez, mas que tem como objetivo a sua continuidade, de forma constituir anualmente um momento alto de festa, no mesmo dia, à mesma hora, aberto à participação de qualquer adega/produtor de vinho da região, numa abertura das talhas em simultâneo, no dia de S. Martinho.

Pretende-se, assim, celebrar esta técnica milenar de fazer vinho em talhas de barro que, ao longo dos tempos, foi sendo passada de geração em geração, de forma a preservar, até aos dias de hoje, este processo de vinificação desenvolvido pelos romanos.

Este evento insere-se no plano estratégico de promoção e salvaguarda da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, da responsabilidade da autarquia, que passa pela dinamização de diversas outras ações e iniciativas, de forma a que este produto âncora acrescente valor à dinamização económica e turística deste território, através da valorização dos recursos já existentes e da criação de novas oportunidades.

Nesse sentido, o Município de Vidigueira lidera o processo de candidatura da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, com a pretensão do seu reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e o processo de criação e implementação da Rota do Vinho de Talha.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31