9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ADRAL quer Escola de Saúde do Alentejo no Plano de Recuperação e Resiliência

ADRAL

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo defendeu, na Consulta Pública do  Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a inclusão da Escola de Saúde de Évora e  acessibilidades condignas que liguem o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo aos futuros serviços de  saúde nascidos com o novo Hospital Central do Alentejo.
ESCOLA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO visa constituir-se como uma nova unidade  orgânica da Universidade de Évora (UÉ)
destinada a assegurar o ensino graduado nas áreas  científicas ligadas às Ciências da Saúde, nomeadamente, com uma forte aposta na saúde  pública, saúde da comunidade e saúde da família (com destaque para a enfermagem em  saúde da família e a medicina familiar). 
A missão da ESCOLA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO prevê que esta contribua para a  consciência de que
a saúde não é uma ciência isolada e que ela adquirirá coerência  entendendo “o ser humano” como um todo e garantindo a harmonia consigo próprio, ou seja  não se pode olhar para uma pessoa exclusivamente com o foco numa parte e não no todo. A  OMS, já em 1947, definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social  e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, sublinha José Calixto, presidente da  ADRAL.  

O PRR é de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, com recursos que  ascendem a cerca de 14 mil M€ de subvenções, um conjunto de reformas e de investimentos  que serão uma oportunidade para o país retomar o crescimento económico e encontra-se em  consulta pública atá amanhã, 28 de fevereiro.  

 

 

Populares