Borba

Advogado defende famílias de vítimas da tragédia de Borba e diz: “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime” (c/som)

Publicado em Regional 18 dezembro, 2018

As famílias das vítimas do colapso da Estrada Municipal 255 no passado dia 19 de novembro, para o interior de duas pedreiras, estão a desenvolver esforços no sentido de serem indemnizadas.

O jurista António Bastos encontra-se encarregue do processo de indemnização da família de João Xavier (Pardais, Vila Viçosa), um dos trabalhadores da pedreira que foi mortalmente vitimado pela derrocada no exercício das suas funções. O advogado defende em declarações a esta estação emissora que esta “família terá que ser ressarcida dos danos que sofreu”.

Neste momento, estão a ser encetadas “negociações com os seguros, eventualmente de uma forma extrajudicial”, aponta, sendo que a parte judicial surgirá caso não haja consenso neste ponto.

Quando for terminada a investigação que decorre no Ministério Público, “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime”.

Inquirido sobre possíveis alvos do processo, remete para “a autoridade competente para investigar e apurar”.

O aglomerado familiar enlutado é constituído por 5 filhos, sendo que “o sustento está complicado porque dependia essencialmente do Sr. Xavier”, destaca.

A entidade patronal da vítima ressarciu a família dos dias laborados até ao dia da tragédia, não tendo esta recebido quaisquer outros honorários inerentes ao falecido, ou outro apoio até à data.

António Bastos adianta que a Junta de Freguesia se ofereceu para lhe pagar os honorários iniciais do processo, contudo, afirma que não os cobrará nem à Junta de Freguesia de Pardais nem à família. Os valores a serem “eventualmente” cobrados serão simbólicos e decorrerão de despesas inerentes ao processo.

No âmbito do inquérito a decorrer levado a cabo Ministério Público, para apurar as circunstâncias em que o deslizamento de terras ocorreu, a autarquia de Borba entregou recentemente à Polícia Judiciária a documentação solicitada, disse o presidente do município António Anselmo, a esta estação emissora.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31