13.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Agricultores da CARMIM preparados para apoiar na desinfeção de ruas em Reguengos de Monsaraz

O Concelho de Reguengos de Monsaraz, no que diz respeito à desinfeção de espaços público espera coordenar a aplicação desta medida com as Autoridades de Saúde Pública e fazer, assim, em cada momento o que deve ser feito.

Foi através de uma publicação no facebook do presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, que foi tornado público a perspetiva deste munícipio em relação à aplicação desta medida já implementada noutros concelhos. 

Tecnicamente, esta desinfeção é levada a cabo com biocidas à base de peróxido de hidrogénio (vulgarmente conhecida por água oxigenada); não é um produto tóxico para as pessoas, para os animais e para o meio ambiente. O produto não tem cloro, sendo considerado um produto amigo do ambiente.

Segundos os termos anteriormente referidos o município, irá “acima de tudo”, coordenar com as Autoridades de Saúde Pública a aplicação técnica de cada medida e definir o momento adequado para o fazer. Nesta área concreta:

“1. De acordo com a Autoridade de Saúde Pública não existe ainda evidências claras da eficácia desta ação e a mesma pode até ser indutora de uma falsa sensação de segurança;

2. Alguma ação de desinfeção em espaço público deverá confinar-se, para já e com a informação que temos, a equipamentos e mobiliário públicos. Será certamente por aí que começaremos se e quando nos for indicado pela referida Autoridade. Estamos preparados para isso;

3. Temos todos os recursos municipais, os dos nossos agricultores através da direção da CARMIM e diretamente com agricultores particulares preparados para efetuar todo o tipo de desinfeções que nos venham a ser aconselhadas fazer;

4. Neste momento em que nos é transmitida a convicção de que ainda não há cadeias de propagação ativas no nosso Concelho, mais que desinfetar o que não está infetado, conta e MUITO o respeito de cada um de nós pelas regras a que estamos INDIVIDUALMENTE obrigados.”

Nesta como em todas as medidas de contenção do novo vírus, se pedimos às pessoas para terem total confiança nas Instituições do Estado, devemos ser nós próprios a coordenar com essas autoridades essas medidas, e nunca seguir o “senso comum”.”

Com esta informação o munícipio de Reguengos de Monsaraz pretende transmitir um sentimento de tranquilidade a todos os seus concidadãos.

Populares