A águia-imperial-ibérica, “espécie ameaçada que está atualmente criticamente em perigo em Portugal”, estende agora a sua presença no território ao concelho de Serpa.
Paulo Marques, coordenador do Projeto Life Imperial da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), em declarações à Campanário, salienta que em 2017, 9 dos 15 casais que nidificam em Portugal, se encontravam no Baixo Alentejo.
Presente apenas na Península Ibérica, estima-se a existência de um total de 500 casais desta espécie que “deixou de nidificar em Portugal por volta dos anos 80 do século passado e que regressou a Portugal apenas em 2003”.
No presente ano, “para nossa felicidade, conseguimos confirmar a sua nidificação em Serpa numa região entre dois núcleos populacionais já conhecidos”, a região de Moura/Barrancos e a região do Vale do Guadiana/Castro Verde.
O Life Imperial é um “projeto que visa a conservação da águia-imperial-ibérica” e junta à LPN sete parceiros: GNR, ICNF, EDP Distribuição, Câmara Municipal de Castro Verde, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e as espanholas SEO/Birdlife e Tragsatec, de Espanha.
Combatendo “ameaças que a espécie encontra”, as entidades visam “que o regresso da espécie ao território se faça de forma duradoura”.
Iniciado em 2014, o projeto tem data final prevista para dezembro de 2018, contudo, “estamos neste momento a negociar com a Comissão Europeia uma extensão do projeto”.
Questionado se concluído o projeto ficam as condições necessárias para a permanência da espécie no território, o coordenador aponta que “é virtualmente impossível anular todas as ameaças e riscos que se impõe à espécie”.
Ainda assim, “o nosso objetivo é caminhar o mais possível no sentido de as reduzir”.
Desta forma, são desenvolvidas não só “ações concretas de intervenção no terreno” como a colocação de ninhos artificiais e distribuição de presas, “mas também […] trabalho de sensibilização”, nomeadamente junto da comunidade escolar, para a “importância da preservação da espécie e do seu ecossistema”.
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional