10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Airbus A310 estacionado em Beja começou a ser desmantelado

Foto: Lidador Notícias

Um avião Airbus A310, que pertencia à SATA Air Açores, que tinha sido abatido ao efetivo da companhia e que estava estacionado há 2 anos na placa do Terminal Civil Aeronáutico de Beja (TCB) começou a ser desmantelado.

De acordo com o Lidador Notícias (LN), A operação a cargo da Unidade de Beja da AmbiGroup Resíduos teve início no passado dia 9 de julho, que tem uma licença válida por 90 dias para efetuar a totalidade do trabalho, para o proprietário da aeronave segundo apurou o Jornal de Notícias, é uma empresa de aviação estrangeira.

De acordo com fonte da empresa estabelecida no Parque Ambiental da Amalga, localizado a pouco mais de uma dezena de quilómetros do TCB, ao LN “foram já retirados os bancos e as forras laterais. Agora está-se a proceder à descontaminação dos óleos hidráulicos e do jet fuel dos depósitos da aeronave”, justificaram.

Só depois destas operações se avançará para a parte mais complicada, o corte do aparelho, de que resultará o aproveitamento de equipamentos para outras aeronaves, o tratamento de alguns componentes em Beja e a reciclagem de outros materiais

No final de março, a dívida acumulada à ANA pelo “estacionamento” da aeronave rondava os 320 mil euros. Para trás ficou a intenção de um grupo empresarial do Alentejo, com interesses no turismo, em adquirir a aeronave para a transformar em alojamentos personalizados em turismo rural, mas o custo do parqueamento em dívida e o preço de aquisição, a que se juntou a COVID-19, tornaram a operação proibitiva.

Populares