7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Aprovado Orçamento de 19 Milhões de euros para 2023!

 Em sessão extraordinária de câmara foram aprovadas, com quatro votos a favor dos eleitos do PS e uma abstenção da eleita do Nós Cidadãos, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023.

O valor total do orçamento é de 19.066.542 euros, mais dois milhões de euros em relação a 2022 e conta já com o parecer prévio favorável do FAM.

O município justifica este aumento de receita com a previsão de maior execução de fundos comunitários, PRR e outros fundos face a todos as obras em curso ou prestes a ser lançadas.

Ao nível do Alentejo 2020, a requalificação da Fortaleza de Juromenha, a conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, o Centro Interpretativo do Castelo do Alandroal, a 4ª Fase da Melhoria da Mobilidade Urbana na sede de concelho, o Viveiro de Empresas e os Centros de Acolhimento ao visitante de Alandroal, Terena e Juromenha são as principais obras a concluir.

Ao nível do PRR, prevê-se a execução da Loja do Cidadão do Alandroal e à aprovação das Extensões de Saúde de Pias, Orvalhos e Hortinhas. O orçamento está desenhado para que o município continue a cumprir as suas obrigações de redução de endividamento para com o FAM, honre os seus compromissos nas competências transferidas – Educação, Saúde e Ação Social – e no apoio geral à população, num cenário de grande incerteza face à crise inflacionista que estamos a atravessar, desencadeada pelo desequilíbrio nos mercados, em especial da energia, resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia e arrefecimento da globalização em consequência da pandemia de COVID-19.

Foi lançado um Plano Municipal de Poupança Energética e a autarquia espera conseguir gerar outras poupanças associadas ao funcionamento de maneira a acomodar os grandes aumentos dos preços de bens e serviços sem que isso tenha que se refletir necessariamente ou de forma expressiva nos valores cobrados aos munícipes pelos serviços prestados. Prevê-se uma redução das despesas com eventos e festividades e um reforço dos apoios sociais e à educação.

Populares