Alandroal

Alandroal: Como fugir a temperaturas de 41 graus? (c/som)

Regional 06 Jul. 2020

A Rádio Campanário quis saber como os alentejanos se estão a aguentar com o calor de mais de 40 graus que se vem sentindo nos últimos dias. Para esta segunda-feira, em algumas regiões do Alentejo, são esperados 43 graus. A RC foi até à Vila de Alandroal falar com populares para saber como é que se resguardam do calor e quais as formas que usam para se proteger quando o sol mais almareia.

Gracinda Roma diz que “o melhor é sair pouco de casa, ainda por mais, nas horas de mais calor, e beber muita água. Quem pode, deve se guardar sempre do calor”. Mesmo estando de férias, Gracinda aguarda pelas horas mais frescas para depois tratar das coisas do seu dia-a-dia.

Maria Baptista diz que já é habitual haver calor na Vila do Alandroal e, mesmo este ano, tem sido “razoável”. Para esta reformada os últimos dias “é que têm sido mais quentes”. Dada a sua idade, Maria Baptista acorda de madrugada para dar caminhadas e vai cedo às compras, de forma a evitar estar exposta ao sol. Esta habitante da Vila de Alandroal lembra que “aqueles que não se podem resguardar do calor, tendo de trabalhar expostos ao sol, é que estão em risco”, dizendo ainda que nos últimos anos a lei tem vindo a mudar e agora “pegam às seis da manhã e terminam lá para uma, assim não apanham tanto calor”.

As duas habitantes da vila dizem aos microfones da RC, que aceitam e cumprem as normas de proteção, o uso do chapéu, beber muita água, estar à sombra sempre que possível e só saem de casa pelas horas mais frescas.

Nos próximos dias todo o Alentejo será fustigado por temperaturas elevadas, superiores a 40 graus.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31