Portel

Alentejano vencedor do «Projeto Jovem Agricultor Europeu» diz que prémio “traz reconhecimento e confiança para o futuro” (c/som)

Publicado em Regional 26 fevereiro, 2019

O Prémio “Melhor Projeto de Jovem Agricultor Europeu” de 2018 foi atribuído a Manuel Maria Grave, que tem o seu projeto de amendoal superintensivo, instalado no concelho de Portel.

Em declarações à RC, o jovem agricultor afirma que o prémio “traz reconhecimento” não apenas à empresa que inicia a sua atividade, como ao seu produto.

Para a atribuição deste prémio surgem fatores como ser uma produção “em superintensivo que é uma inovação tecnológica”, estar instalado em 70 hectares que o torna “bastante sustentável” e além disso, o facto de ter sido instalado num concelho com pouca população, e onde “a agricultura começa a ter um novo dinamismo”.

O jovem agricultor explica que o seu projeto surgiu “há cerca de 3 anos”, quando em conjunto com o seu pai, tentou encontrar soluções para “dinamizar um pouco a agricultura” que até então tinham.

“Estudámos e percebemos que era a amêndoa a cultura para a qual queríamos avançar”, explica, tendo procedido à procura de uma terra no perímetro do Alqueva, “porque no Alentejo não é fácil termos estabilidade de água para regar todos os anos”.

Num investimento total de 1.4 milhões de euros, instalaram o projeto em 2017, tendo já criado vários postos de trabalho, e havendo ainda a possibilidade de vir a criar mais.

O prémio “Melhor Jovem Agricultor Europeu” de 2018 foi atribuído no âmbito do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, do Parlamento Europeu, numa organização dos eurodeputados Nuno Melo e Esther Herranz, com o apoio do PPE e de 23 eurodeputados embaixadores, um de cada Estado Membro, com a co-organização da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e da ASAJA, organização de agricultores espanhola.

O investimento envolve a instalação de um amendoal com uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com as variedades Soleta e Lauranne, ajustadas ao modelo superintensivo. Este projeto tem na sua génese uma grande preocupação ao nível ambiental e na gestão dos recursos hídricos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30