Saude

Alentejo abriu 27 vagas, mas “só 9 médicos quiseram vir para cá”, diz dirigente da ARS (c/som)

Publicado em Regional 05 setembro, 2018

Ficaram por preencher 18 das 27 vagas para colocação de recém-especialistas em medicina geral e familiar no Alentejo, no último concurso aberto.

“Só 9 médicos é que quiseram vir para cá”, aponta José Lopes, vogal do Conselho Diretivo da ARS (Administração Regional de Saúde) Alentejo, em declarações à RC.

No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, foram preenchidas 4 das 6 vagas através de concurso, tendo ainda sido colocados 2 médicos por mobilidade.

No Norte Alentejano, foram preenchidas 2 em 5 vagas, no Baixo Alentejo foram preenchidas 2 em 9 vagas, e no Litoral Alentejano 1 em 7.

Foram 18 as vagas que ficaram por preencher na região, não tendo sido preenchidas quaisquer as vagas abertas nas Unidades de Avis, Fronteira, Moura, Barrancos, Mértola, Grândola, Odemira e Alcácer do Sal.

O dirigente afirma que a pretensão é “ter o mapa de pessoal com as pessoas que são necessárias para responder às necessidades da população”, sem necessidade de recorrer a tarefeiros ou contratações a prazo, “mas não nos tem sido fácil garantir essa situação”.

Questionado sobre a nacionalidade dos médicos de família existentes na região, em grande parte estrangeiros, afirma que, independentemente da nacionalidade, “a ideia é que cada vez mais não tenhamos pessoas à tarefa ou a contrato”.

O número de médicos de nacionalidade estrangeira, tem vindo a ser despoletado pela proximidade com Espanha e por acordos passados com países como Cuba, explica, demonstrando vontade que, se possível, “eles entrassem para um vínculo mais definitivo”.

 “Enquanto não tivermos o mapa de pessoal com esse tipo de caraterísticas, vamos tentando, com os médicos que estão disponíveis para vir para o Alentejo”.

A nível nacional, o concurso lançado no final de julho disponibilizava 378 vagas para jovens médicos de família, tendo 86 ficado desertas, a maioria em unidades da região de Lisboa e Vale do Tejo, seguida do Alentejo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30