13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo arrecada 8 medalhas no Concurso Cidades do Vinho 2021

Os vinhos do Alentejo arrecadaram 8 medalhas no Concurso Cidades do Vinho 2021 organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, organizado no início do mês, em Lagoa.

Os resultados agora divulgados dão conta que foram três as medalhas de ouro e cinco de prata que vieram para o Alentejo, para vinhos dos municípios de Reguengos, Redondo, Grandola, Portalegre, Beja e Moura.

O concurso, único em Portugal, realizou-se em Lagoa e contou com a participação de mais de 550 vinhos à prova.

Resultados – 160 vinhos premiados. 12 Grandes Medalhas de Ouro, 90 Medalhas de Ouro e 58 Medalhas de Prata.

O vinho licoroso Pacheca Tawny 40 anos, da Quinta da Pacheca (Município de Lamego), destacou-se como o mais pontuado do Concurso Cidades do Vinho 2021, entre os cerca de 550 vinhos que concorreram a esta 1ª edição. 

Os vinhos licorosos ocupam o topo da tabela. O segundo mais pontuado foi o Porto Colheita 1980 Messias, da Soc. Ag. Comercial Vinhos Messias SA (Município de São João da Pesqueira), e o terceiro foi o Villa Oeiras Tinto 2009, produzido pelo Município de Oeiras. 

Os Premiados alentejanos:

  Medalha de Ouro
Serra Brava, colheita selecionada tinto 2017 – Grândola
Freixo Family Collection, vinho tinto 2016 – Redondo
Portalegre Doc Alentenjo tinto 2017 – Portalegre

Medalha de Prata
herdade dos coteis premium – Moura
Fortíssimo tinto 2019 Alentejo – Beja
Real Lavrador – Redondo
Jornas Branco, colheita selecionada – Reguengos de Monsaraz
Herdade de Ceuta Branco 2018 – Reguengos de Monsaraz

Os produtores nacionais responderam de forma muito positiva ao desafio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) para a realização deste concurso, onde vitivinicultores se juntaram aos municípios para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios.

Os vinhos inscritos neste concurso irão estar também presentes em 2021 no Concurso Internacional em Itália, em Castelvetro di Modena.

As particularidades únicas do Concurso Cidades do Vinho, o trabalho inovador da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e da ARVP (Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal) e o seu espírito de iniciativa nos tempos difíceis que atravessamos foram contributos para que este concurso contasse com o Alto Patrocínio da Presidência da Republica e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O júri do concurso foi presidido por António Ventura, ex-presidente da direção da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura (APEV). O presidente da Comissão de Honra foi Vasco D’Avillez, que conta com mais de 40 anos dedicados ao setor do vinho, enquanto o presidente da Comissão Científica foi o especialista e investigador António Curvelo Garcia. Os resultados deste concurso serão anunciados no dia 12 de Junho, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

“O Concurso Cidades do Vinho está inserido no Concurso Internacional que há 18 anos é promovido pela associação italiana Città del Vino, e é único no mundo por unir os municípios e os produtores, ou seja, por promover simultaneamente os vinhos e os territórios”, destacou José Arruda, secretário-geral da AMPV.

https://concursocidadesdovinho.pt/ e https://www.sulinformacao.pt/

Populares