9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Alentejo, azeite e água” aborda problemas ambientais e sociais da região

“Alentejo, azeite e água”, é uma grande reportagem que foi transmitida esta quinta-feira no Jornal da Noite da SIC, da autoria de Carlos Rico e explica que existem problemas ambientais inerentes à transformação do Alentejo.

As culturas intensivas e superintensivas geraram perdas de biodiversidade, a erosão dos solos e a contaminação das águas são os problemas mais apontados por os ambientalistas e pela população do Alentejo.

Segundo o jornalista da SIC, a população alentejana vive cercada pelas culturas intensivas e superintensivas de olivais e amêndoais por exemplo.

Estas culturas desenvolveram-se devido ao investimento em água, propriamente a água de Alqueva, que no seu plano de regadio ocupa neste momento 120 mil hectares e que tem projetos de expansão para mais 70 mil hectares. Assim, veio potenciar esta cultura muito mais agressiva ao território, salienta o jornalista.

“Há aldeias que têm olivais a 10 metros das casas, quando a distância mínima de segurança é de 250 metros”, apontou.

Estas culturas vieram mexer com a economia da região e criar emprego, algum de qualidade, outro precário. Por exemplo, nas campanhas de colheita da azeitona trabalham cerca de 20 mil trabalhadores, geralmente, migrantes vindos do Brasil ou Nepal.

O primeiro episódio desta Grande Reportagem é focado na aldeia de Quintos, no concelho de Beja.

Esta reportagem da SIC tem dois episódios, sendo o segundo transmitido amanhã, sexta-feira, no Jornal da Noite. 

 

Populares