19 maio 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Alentejo

Alentejo: Caminhadas em toda a região promovidas pelo TransAlentejo Walking Festival!

Regional 05 Out. 2021

Vem aí mais uma edição do Walking Festival - Festival de Caminhadas Transalentejo, que promove percursos pedestres no Alentejo.O festival vai decorrer de 3 a 28 de novembro. Novembro é um mês de caminhadas nos 47 concelhos Alentejanos. Para além de caminhadas há ainda conferências e exposições em que pode participar.

Sousel já confirmou a sua participação através do  passeio “Fantástica Serra de São Miguel”, a ter lugar no dia 6 de novembro, pelas 10:00 assim como o Município de borba, através da rota "Fantástica Serra d'Ossa", a realizar-se dia 21, conforme adiantou o Município na sua página oficial de facebook.

Mourão confirmou igualmente dois passeios, um a 27 de novembro, tem lugar o passeio “Rota do Posto das Ferrarias”, pelas 10:00, com ponto de encontro no largo das Portas de São Bento. A 28 de novembro, o percurso “Pelo Património Vivo de Mourão” vai decorrer também a partir das 10:00 no mesmo ponto de encontro.

A organização do Turismo de Caminhadas no Alentejo começou no início do século XXI com a criação de algumas redes municipais de Percursos Pedestres, de onde se destacam pela qualidade da infraestruturação na altura os municípios de Nisa e de Mértola. Outros municípios também criaram algumas estruturas, mas de forma pouco motivadora para o desenvolvimento turístico.

Em 2016 a Turismo do Alentejo ERT fez uma abordagem global ao território do Alentejo, começando a infraestruturar uma rede de percursos pedestres denominada TransAlentejo, com uma primeira implantação na zona do Alqueva. Em 2020 ficou completa a consolidação da rede TransAlentejo, com uma rota pedestre de elevada qualidade em cada um dos 47 municípios do Alentejo. Em 2021 foram criadas mais três rotas TransAlentejo num projeto de Rotas Transfronteririças em geminação com Rotas Pedestres da Extremadura (Espanha).

Todos os percursos pedestres estão devidamente sinalizados e têm informação insitu no painel informativo do ponto de partida.

O conceito da Rede TransAlentejo foi criar uma pegada de organização global do Produto Turístico de Caminhada - também conhecido internacionalmente como Walking - em todo o território do Alentejo. Os percursos pedestres criados têm todos um conceito comunicacional comum, são suportados por guias informativos de imagem harmonizada, utilizam mapas de grande qualidade sobre cartas militares e destacam pontos de interesse de valor natural e cultural. Suporta a comunicação a edição de quatro guias impressos de grande qualidade.

Este é o único produto turístico infraestruturado que cobre toda a Região do Alentejo.

Há um total de 50 rotas TransAlentejo no terreno que são a base de organização do Festival TransAlentejo.

Pode inscrever-se nestas caminhadas em https://bit.ly/3a3cFg8

Foto: http://www.portugalwalkingfestival.com/

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31