Imprimir esta página

Evora

Alentejo Central acolheu jornadas de projeto inovador de adaptação de edifícios às alterações climáticas

Regional 26 Fev. 2019

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central recebeu a equipa de coordenação do projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas, um projeto europeu do qual a CIMAC é parceira, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

No dia 18 teve lugar uma reunião com a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, com apresentação do projeto, da sua situação atual e ações futuras previstas.

Decorreram ainda visitas de campo a potenciais escolas para implementação deste projeto-piloto, que tem como objetivo o estudo da aplicação de “soluções baseadas na natureza” (NBS) para a resolução da problemática das alterações climáticas e o impacto que as mesmas têm nos edifícios.

As coberturas de fibrocimento que persistem ainda em algumas escolas foram um dos problemas detetados. No Alentejo Central será selecionada, de acordo com os critérios estabelecidos para testar este projeto, uma escola piloto.

No dia 19 decorreu a apresentação do projeto, de manhã no Colégio Luís António Verney a alunos, docentes, investigadores e demais interessados, e na parte da tarde na CIMAC, aos técnicos e eleitos municipais das áreas do Ambiente e Educação do Alentejo Central.