9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo com prejuízos de 67 milhões de euros devido ao mau tempo, praticamente todos em Portalegre

Prejuízos provocados pelo temporal no Alentejo no mês de dezembro de 2022 ascendem a 67 milhões de euros, a quase totalidade verificada no distrito de Portalegre, revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Em declarações à agência Lusa, António Ceia da Silva, presidente da CCDR do Alentejo,  indicou que o “relatório exaustivo” feito pela entidade apurou “um valor global cerca de 67 milhões de euros de prejuízos” causados pelas intempéries.

O relatório conclui “uma ou outra situação” na zona de Évora, em que foram contabilizados danos avaliados em cerca de “1,7 milhões de euros”, pelo que o restante, à volta de 65,3 milhões, diz respeito a Portalegre, disse.

Para o levantamento, de acordo com Ceia da Silva, foi recolhida informação em diversas áreas desde equipamentos municipais, cultura, saúde, habitação, atividades económicas, infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, ambiente, agricultura e proteção civil.

O relatório foi entregue ao Governo e esta semana foi ainda apresentado e distribuído aos deputados da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, durante uma audição com o presidente da CCDR do Alentejo.

O distrito de Portalegre, foi uma das regiões mais afetadas pelo mau tempo que atingiu Portugal em dezembro de 2022.

Os dias de temporal em causa, causaram inundações em habitações, estradas e espaços públicos, desalojados e prejuízos na agricultura, entre outros danos.

 

Leia a notícia completa em SAPO

Populares