17 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo cria rota dos painéis do pintor e ceramista Jorge Rey Colaço !

A obra do pintor e ceramista Jorge Rey Colaço está exposta em Évora e em Vila Viçosa, sendo igualmente lançado um roteiro sobre os painéis de azulejo do artista na região.

De acordo com a informação avançada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) esta exposição intitulada “Jorge Colaço e a Azulejaria Figurativa do seu Tempo” é uma mostra, patente até 22 de Abril do próximo ano, organizada pela DRCAlentejo, Museu-Biblioteca da Fundação Casa de Bragança e Direcção-Geral do Património Cultural – Museu Nacional do Azulejo, e pode ser visitada em évora e em Vila Viçosa.

O objectivo passa, de acordo com a Cultura do Alentejo, por “chamar a atenção para a importância da obra de Jorge Rey Colaço, figura marcante no panorama artístico português nas primeiras quatro décadas do século XX”.

Esta exposição mostra painéis de azulejo do artista pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo e espólio documental, vai estar dividida em dois pólos, um na Casa de Burgos, em Évora, e o outro no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Na inauguração da exposição em Évora,assim como no momento da inauguração em Vila Viçosa,  foi ainda lançado  um roteiro, “em papel”, com as obras conhecidas de Jorge Colaço na região do Alentejo

A organização pretende “dar a conhecer, a um público mais alargado, a obra que o artista realizou para o Alentejo e contribuir para a sua valorização e preservação”, justificou a DRCAlentejo.

Este artista “realizou mais de 1.000 painéis de azulejos em Portugal continental e insular, e entre as criações, assinalem-se obras carismáticas como a da Estação de São Bento, no Porto, a Casa do Alentejo ou Aquário Vasco da Gama em Lisboa, Palácio Hotel do Buçaco e muito mais, entre estações ferroviárias, igrejas, palácios ou mercados municipais.

No Alentejo, “os trabalhos mais conhecidos do artista são painéis realizados para algumas estações ferroviárias da região”, segundo a direcção regional.

Mas há outros que “são de assinalar”, como os painéis criados para o Palácio das Passagens – Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, para o Mercado Municipal de Almodôvar ou ainda para a Capela do Recolhimento Ramalho Barahona, em Évora.

Jorge Rey Colaço  nasceu em Tânger, a 26 de Fevereiro de 1868, e falecido a 23 de Agosto de 1942, no Alto do Lagoal, em Caxias, Jorge Rey Colaço estudou pintura em Madrid e Paris.

Fonte: Público

 

Populares