Alqueva

Alentejo é o melhor lugar do mundo para ver as estrelas

Imagem captada sob o céu estrelado do Alqueva Imagem captada sob o céu estrelado do Alqueva Miguel Claro
Regional 05 Jul. 2019

No Alentejo, o céu do Alqueva é uma área protegida e certificada internacionalmente, registada como uma reserva Dark Sky, ou Starlight Tourism Destination, que se estende por uma área de 10.000 quilómetros quadrados em redor do grande Lago Alqueva.

O Alqueva, é o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um “Starlight Tourism Destination”. Esta certificação, concedida pela Fundação Starlight, é apoiada pela UNESCO, UNWTO e IAC. Hoje em dia, o Dark Sky® Alqueva inclui áreas de conselhos portugueses e espanhóis, tornando-se também o primeiro Destino Starlight Transfronteiriço do Mundo, provando que o céu não tem fronteiras nem limites de qualquer tipo.

Destinos Starlight são lugares que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis ​​para ver o céu noturno. Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a galáxia com clareza devido ao aumento da poluição luminosa, mas em Alqueva, as excelentes condições atmosféricas e clareza tornam possível aos visitantes desfrutarem das estrelas durante a maior parte do ano. Além disso, o Alqueva é uma região única, muito rica em património cultural e natural. Seus restos megalíticos fornecem uma ligação com civilizações passadas que observaram e responderam aos movimentos celestes. É uma região de pequena aldeia pitoresca que proporciona ao visitante uma gama de atividades para preencher os dias e as noites.

A iniciativa da Rota Dark Sky Alqueva fornece um foco para essas atividades, proporcionando oportunidades para observação de pássaros, caminhadas, passeios a cavalo, observação da vida selvagem, canoagem, passeios de balão, Yoga, jantares à beira do lago, atividades infantis e, claro, observação de estrelas. É um lugar memorável para desfrutar de todas as maravilhas visuais que a galáxia pode oferecer aos observadores em qualquer nível de conhecimento. Telescópios e binóculos são disponibilizados como parte da rota, juntamente com cursos práticos e orientação em observação de estrelas.

As unidades de turismo em espaço rural fornecidas pela Rota Dark Sky, foram adaptadas para atender às necessidades especiais dos astroturistas, incluindo desde refeições tardias a levar merendas para o exterior, ou mesmo a ter uma ceia preparada para quando chegar. As reservas podem ser feitas através do nosso site ou formulário de contacto.

A certificação cobre uma área de 10.000 quilómetros quadrados em redor do grande Lago Alqueva, incluindo as áreas dos concelhos portugueses e espanhóis. Com a qualidade do céu já certificada em nove concelhos portugueses – Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora, Mértola e Serpa – o Dark Sky® Alqueva oferece uma diversidade de atividades diurnas e noturnas. A Reserva Dark Sky® Alqueva é coordenada pela Associação Portuguesa Dark Sky.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31