12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo é “o melhor palco para as grandes organizações de ciclismo em Portugal”, diz Joaquim Gomes sobre a 37ª edição da “Alentejana” (c/som)

Com um pelotão composto por “120 ciclistas” de 18 equipas, “9 portuguesas e 9 estrangeiras”, a 37ª Volta ao Alentejo vai passar por uns impressionantes “33 concelhos” alentejanos entre os dias 20 e 24 de março, explicou à RC o diretor da prova, Joaquim Gomes. 

Anunciada esta terça-feira, 26 de fevereiro, em Montemor-o-Novo, a “Alentejana” como é sobejamente conhecida desenrola-se num território que “proporciona o melhor palco para as grandes organizações de ciclismo em Portugal”. 

 

“cerca de 70 % dos municípios alentejanos estarão envolvidos nesta edição”

 

Mais, o diretor destaca a parceria com Comunidades Intermunicipais e municípios que permite ao pelotão “cruzar o Alentejo Central, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e o Alto Alentejo”, passando por 33 dos 47 municípios da Volta ao Alentejo, concluindo que “cerca de 70 % dos municípios alentejanos estarão envolvidos nesta edição”. 

Quanto ao percurso, Joaquim Gomes explica que a primeira tirada, a mais longa da prova, parte de Montemor-o-Novo e termina em Moura, seguindo-se a segunda etapa que liga Mértola a Odemira no segundo dia de prova. 

No terceiro dia, o pelotão vai ligar Santiago do Cacém e Mora e no quarto volta a estar prevista uma etapa dupla, com uma etapa entre Ponte de Sor e Portalegre com passagem pelo alto do Cabeço do Mouro e um contrarrelógio em Castelo de Vide. 

A sexta e última tirada da “Alentejana” marcada para o dia 24 de março, começa em Portalegre e termina na Praça do Giraldo, em Évora. 

Segundo o diretor da prova, a 37ª edição

continua a “obedecer ao cariz internacional da prova”, pois entre as 9 equipas profissionais portuguesas e as 9 estrangeiras “estão envolvidas, pelo menos, 7 ou 8 nacionalidades”. 

 

A prova é organizada pela Podium Events e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). 

 

 

 

 

Populares