10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo inspira coleção de selos dos CTT

Os CTT lançaram uma emissão de três dezenas de selos autoadesivos alusivos às regiões do Alentejo e do Algarve, com selos de 2014 a 2017.

A Rota das Catedrais, dos Barros Populares, da Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações, as Árvores do Mediterrâneo e as Frutas de Portugal estão em destaque nos selos. 

A Sé Catedral de Beja, em selo, é uma das igrejas mais antigas de Beja. Entre 1932 e 1937, foram realizadas obras de restauro, tendo sido valorizados os elementos maneiristas e barrocos. Em 2015, foi reaberta ao público após um fantástico restauro, preservando toda a história e beleza do monumento.

A Produção de Figurado em Barro, usualmente designada por Bonecos de Estremoz, em selo, é uma arte com mais de três séculos. Em dezembro de 2017, a UNESCO classificou a Produção de Figurado em Barro de Estremoz como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Aqueduto da Amoreira é um dos maiores símbolos da cidade de Elvas. Este aqueduto liga a localidade da Amoreira a Elvas, tem 843 arcos na sua totalidade, e ainda algumas galerias subterrâneas com mais de seis metros de profundidade. Em 2012 foi eleito Património Mundial da Humanidade em conjunto com as fortificações de Elvas.

Em solos pobres nas regiões rurais, como o Alentejo e Algarve interior, encontra-se outra árvore nativa da região mediterrânica, o medronheiro (Arbutusunedo) ou ervedeiro.

Esta emissão filatélica é composta por 30 selos autoadesivos, de envio extra europa até 20 gramas, com uma tiragem de 30 000 exemplares cada.

Populares