19 Out. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Alentejo

Alentejo: Lançados os primeiros Concursos das Estações Ferroviárias ao abrigo do Revive Natureza(c/fotos)

Regional 28 Set. 2021

No contexto das comemorações da semana do dia Mundial do Turismo, o Município do Crato foi palco do lançamento dos primeiros concursos para atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, no âmbito do Fundo Revive Natureza, relativos a seis estações:

-         Estação de Vale de Paio, no distrito de Évora e concelho de Arraiolos

-         Estação do Vimieiro, no distrito de Évora e concelho de Arraiolos

-         Estação de Montoito, no distrito de Évora e concelho do Redondo

-         Estação de Sousel, no distrito de Évora e concelho de Sousel

-         Estação de Represas, no distrito e concelho de Beja

-         Estação de Vale do Peso, no distrito de Portalegre e concelho do Crato

Conforme refere a noa de imprensa enviada á nossa redação, o Revive Natureza visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objetivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos valores em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes. Tendo a IP Património imóveis do Domínio Público Ferroviário não afetos à exploração ferroviária, afigurou-se evidente a compatibilidade entre o património sob a gestão da IP Património e o propósito do Fundo Revive Natureza, sob a gestão da Turismo Fundos.

Assim, após a celebração do Protocolo de 29 de setembro de 2020 entre a IP Património e o Fundo Revive Natureza, foi assinado o Acordo Preparatório, que regula a atribuição pela IP Património ao Fundo Revive Natureza, dos poderes necessários para lançar os concursos para a atribuição de direitos de subconcessão das estações de caminho de ferro, com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.

Na sequência do Acordo Preparatório foi identificado um primeiro conjunto de 26 estações de caminho de ferro, cujos direitos de uso são transferidos para o Fundo Revive Natureza.

Deste conjunto, foram lançados hoje os primeiros seis concursos referentes a antigas estações ferroviárias que, para além dos edifícios de passageiros, incluem cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes. Estes locais serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos. Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 26 de janeiro de 2022.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, refere que “depois do enorme sucesso dos concursos lançados pela Turismo Fundos relativos a 25 imóveis, na sua maioria, antigos postos fiscais e antigas casas de guardas-florestais, o Fundo Revive Natureza inicia hoje uma nova fase com a abertura de seis concursos relativos à atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do domínio público ferroviário”.

Rita Marques acrescenta, ainda, que “estas antigas estações ferroviárias, que se encontram devolutas e inativas, e que dispõem de um elevado potencial turístico, ao serem requalificadas e promovidas no âmbito da rede Revive Natureza irão contribuir para dar vida aos territórios, dinamizando as economias locais e regionais”.

Fotos: Município do Crato

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31