Alentejo

Alentejo: Observatório Dark Sky Alqueva em destaque na Imprensa. Um local único para observar as estrelas

Regional 03 Abr. 2021

A revista NATIONAL GEOGRAPHIC deste mês, na edição especial viagens, destaca Observatório da Cumeada e o Dark Sky Alqueva.

Nesta edição, o Observatório surge como uma das experiências de contacto com a natureza em destaque, e como pioneiro numa década de trabalho no desenvolvimento e implementação do Astroturismo em Portugal.

Na página oficial de facebook da Reserva Dark Sky Alqueva pode ler-se “ agora que já expandimos ao centro do país com o Dark Sky Aldeias do Xisto e ao norte com o Dark Sky Vale do Tua, o céu não será o limite!”

O Observatório oficial do Dark Sky®, localizado na Cumeada, sede do Dark Sky® Alqueva, está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas, às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.

A Sede do Dark Sky® Alqueva, oferece ainda uma grande variedade de actividades que permitem aliar à observação astronómica, uma experiência de sensações e sabores incrível, como relaxar ao pôr-do-sol e degustar um cocktail ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas. Trabalhamos ainda com parceiros especialistas noutras áreas, para construirmos pacotes especialmente desenhados para si, que lhe poderão proporcionar dias inesquecíveis desde o nascer do sol, até ao final da noite mais estrelada do Alentejo.

Decorre de Terça a Sábado, com marcação prévia, tendo em conta as fases da lua e o mês do ano para o tipo de observação pretendida, as condições meteorológicas e a disponibilidade da agenda do observatório para o horário requerido.


A experiência começa com uma viagem guiada pela exposição de astrofotografia da Reserva Dark Sky Alqueva. Em seguida, no exterior do observatório é explorada a esfera celeste à vista desarmada, acompanhada de observações com recurso a binóculos e telescópios de elevada qualidade.

No Alentejo, o céu do Alqueva é uma área protegida e certificada internacionalmente, registada como uma reserva Dark Sky, ou Starlight Tourism Destination, que se estende por uma área de 10.000 quilómetros quadrados em redor do grande Lago Alqueva.

Foto: Página oficial da Reserva Dark Sky Alqueva

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30