Alentejo

Alentejo "recebe 76 mil vacinas contra a gripe" para a campanha de vacinação 2019, diz resp. ARS Alentejo (c/som)

Regional 14 Out. 2019

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) terá este ano 1.4 milhões de doses de vacinas contra a gripe que atribuirá gratuitamente a alguns grupos, numa campanha de vacinação que se inicia esta segunda feira (14 de outubro).

A Rádio Campanário falou com Paula Valente, responsável pela vacinação na ARS (Administração Regional de Saúde) do Alentejo, que nos explica que “para toda a região Alentejo vamos ter 76 mil vacinas”, acrescentando que “é um número proporcional a população que temos na região”.

A responsável explica que a vacinação será gratuita para “idosos, pessoas em lares ou instituições, doentes crónicos, profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros, que são equiparados aos profissionais de saúde pois realizam o transporte de doentes”.

“Vêm 76 mil vacinas, é um número proporcional a população que temos”
Paula Valente

As vacinas que estarão disponíveis este ano em Portugal são, pela primeira vez, tetravalentes. Paula Valente explica que “as vacinas trivalentes foram utilizadas até ao ano anterior, são vacinas que têm proteção contra três vírus (2 do tipo A e 1 do tipo B)”, por outro lado “a vacina tetravalente tem proteção para mais um vírus do tipo B”, o que se espera que a torne “mais abrangente e que confira proteção contra mais vírus”.

Relativamente ao período de vacinação, Paula Valente explica que “a vacinação tem inicio hoje e decorre durante todo o outono e inverno, as pessoas podem vacinar-se até janeiro, no entanto recomendamos que as pessoas se vacinem a partir de agora (com calma) até final do ano”.

A ARS recomenda que os interessados se vacinem com calma até final do ano, porque “o pico da gripe em Portugal costuma ser durante o mês de janeiro, portanto se as pessoas se vacinarem nos meses de outubro e novembro estão a tempo de se prevenirem antes dos picos da doença”, considera Paula Valente.

Para os interessados que não se enquadrem nos grupos que têm direito a vacinas gratuitas, Paula Valente explica que os custos são de “cerca de 7 euros, incluindo já a comparticipação”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30