Alentejo

Alentejo tem três das nove adegas portuguesas mais belas do Mundo

Regional 30 Jun. 2020

O Sapo Lifestyle destacou nove adegas portuguesas consideradas das mais belas do Mundo, três das quais estão situadas no Alentejo.

“Sustentáveis em termos ambientais, belas e arrojadas na arquitetura, assinadas por nomes maiores da arte de inovar na paisagem, espaços polivalentes. Há um admirável mundo novo nas adegas portuguesas. E o modo como para elas olhamos nunca mais será o mesmo”, descreve assim o portal português estas nove adegas das regiões do Douro, Dão e Alentejo.

As três adegas alentejanas destacadas pelo Sapo Lifestyle são a Herdade do Freixo, no concelho de Redondo, a Adega Mayor, em Campo Maior, e a Herdade do Rocim, em Cuba.

O portal português descreve da seguinte forma a Herdade do Freixo: “Quem entra na Herdade do Freixo percebe a tarefa hercúlea do arquiteto Frederico Valssassina: esconder na planície uma adega com milhares de metros quadrados. A estrutura imiscui-se 40 metros abaixo do solo, esgueira-se sob as vinhas e, aí, onde não perturba a paisagem, revela o seu design arrojado, assente em linhas “limpas” e cruas e com decoração entregue a materiais rústicos, a madeira de carvalho e o xisto. (…) Na Adega da Herdade do Freixo, o encontro com o vinho faz-se num ambiente que os néctares gostam: estável, calmo, quanto baste de luz e com temperatura controlada. Estamos no Alentejo território dado a grandes amplitudes térmicas. A descida até ao âmago da estrutura, à sala onde se perfilam 89 barricas de madeiras novas, obedece a um ritual de paragens”.

“Um périplo pelas adegas singulares de Portugal não pode esquecer a casa de grandes vinhos alentejanos. Em Campo Maior há obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. A Adega Mayor, cujos primeiros rascunhos datam de 2005, não destoa na paisagem de contornos planos. A estrutura de cor alva espraia-se na horizontal, tal como a generalidade do casario alentejano. Mas, aqui, numa escala desusada. São 120 metros por 40 metros de casa dos vinhos. Paredes de nove metros de altura. Na feição percebemos a mão de Siza Vieira, linhas rectas, despojadas, com um intenso jogo de luz e sombra”, menciona o Sapo Lifestyle sobre a Adega Mayor.

Sobre a Herdade do Rocim, em Cuba, “é no coração alentejano, entre a Vidigueira e Cuba, que o arquiteto Carlos Vitorino viu materializado o seu projeto para um edifício em betão e pedra com contrastantes apontamentos tons quentes nas fachadas. A estrutura é epicentro de uma enorme propriedade de 120 hectares, entre os quais 70 de vinha e uma dezena de olival. Quem visita a Herdade do Rocim conta com uma experiência enológica completa. Para além da visita a toda a área produtiva, o visitante conta com um espaço de cozinha tradicional alentejana, com prova de vinhos da Herdade, assim como um winebar aberto de segunda a sábado. Um auditório, salas de formação, uma loja, espaços amplos e polivalentes, terraços com vista para as vinhas e um jardim são outras valias da adega”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31