19 Out. 2021
 
Revista de Imprensa
09:30

Alentejo

Alentejo: “Unloop” procura até 6 artistas para um “laboratório criativo”. Candidaturas abertas até amanhã!

Alentejo: “Unloop” procura até 6 artistas para um “laboratório criativo”. Candidaturas abertas até amanhã! David Negrão & Sara Montalvão
Regional 25 Set. 2021

UNLOOP, de David Negrão & Sara Montalvão, é um projeto interdisciplinar e participativo criado em contexto de residência artística no Alentejo - São Luís, Odemira e Montemor-o-Novo, em outubro e novembro 2021.

data limite de inscrição é até 26 de setembro e os resultados serão divulgados até 3 de outubro via e-mail.

Residências Artísticas & Apresentações
16, 17, 23, 24 de outubro | Cultivamos Cultura (São Luís, Odemira)
2 a 7 de novembro | Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo)
UNLOOP propõe um laboratório criativo e uma experiência performativa final, levando o jogo visual e interativo ao corpo presente. Materializa-se com o contributo dos intérpretes selecionados, através de micro-estruturas conceptuais, visuais, coreográficas e sonoras, que serão desenvolvidas em conjunto e in loco.
A apresentação final é proposta enquanto jogo que se desenrola entre participantes e espectadores. A interatividade é tomada como ponto de partida para a criação conjunta da própria experiência performativa que se transforma num jogo entre público e intérpretes.
Trabalhamos sobre o labirinto das memórias pessoais e coletivas, e como estas se expressam em signos visuais, estados físicos e texturas sonoras.
David Negrão, artista visual, e Sara Montalvão, bailarina e coreógrafa, dirigem artisticamente este projeto contando com a colaboração criativa do músico e compositor Sérgio Walgood.

Este projeto conta com o apoio financeiro do programa Garantir Cultura -GEPAC, Ministério da Cultura, apoio residências Cultivamos Cultura (São Luís) e Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo).

São procurados até 6 intérpretes que estejam motivados a participar de uma experiência performativa e criativa única, determinada pelo local onde acontece, e que se apresenta como um jogo, onde as escolhas dos espetadores determinarão o espetáculo visionado.
O sentido de jogo é fortemente estimulado, lidando com imprevisibilidade, estado de alerta e consciência do corpo espontâneo expressivo. Visa trabalhar o desenvolvimento de destrezas físicas e de composição coreográfica abraçando a arte visual e a sonoplastia.
Os intérpretes serão guiados através de orientações coreográficas, visuais e sonoras, de exploração de vocabulário físico em interacção com música, projecções visuais e técnicas digitais de mapeamento do corpo.
Trata-se de um processo criativo experimental, cujo resultado será em grande parte definido pelo contributo dos participantes face às propostas apresentadas, apresentando-se finalmente como um jogo que acontece com os espectadores.

Os artistas finalistas selecionados estarão envolvidos nos seguintes programas:

Programa de residência Cultivamos Cultura (São Luís, Odemira)
16 e 17 de outubro - das 10h às 13h e das 14h às 18h30
19 e 21 de outubro - laboratório em formato videoconferência das 19h às 20h30
23 e 24 de outubro - das 10h às 13h e das 14h às 18h30
24 de outubro - Apresentação pública do jogo performativo UNLOOP, às 21h
.
Programa de residência Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo):
2 a 7 de novembro - das 10h às 13h e das 14h às 18h
7 de novembro - Apresentação pública do jogo performativo UNLOOP, às 21h
Alojamento e alimentação para os períodos acima mencionados. Os espaços de acolhimentos têm condições para cozinhar.
As residências artísticas e apresentações cumprem todas as normas da DGS.

David Negrão
O trajeto profissional de David Negrão inicia-se em 2001 quando obtém habilitação no Curso de Animação 2D/3D na ETIC.
Frequentou o Curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona, que abandona para prosseguir os trabalhos solicitados como freelancer em animação 3D, nas áreas do Cinema e Publicidade. Desenvolveu o seu trabalho em diversos estúdios de animação, como generalista 3D e além dos trabalhos de animação 3D, participou em múltiplos projetos de Video Mapping e instalações interativas para festivais. Atualmente encontra-se envolvido na utilização e criação de novas ferramentas que permitem explorar as potencialidades técnicas e criativas da interatividade e contiguidades entre os
planos do real e do digital.

Sara Montalvão (1986), licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos pela FLUP em 2008. Profissionalizou-se em Buenos Aires como atriz no Estudio de Actuación Augusto Fernandes em 2010. Realizou a formação avançada em criação e composição coreográfica (FAICC) em 2013 com a Companhia Instável, no Porto. Em 2018 concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea (ESMAE/Teatro Municipal do Porto).
Fez formações intensivas profissionais com coreógrafos como David Zambrano, Edivaldo Ernesto, LukeJessop/IonTribe, Hofesh Schechter Company, Horacio Macuacua, Francesco Scavetta, Rakesh Sukesh, Hélder Seabra, Marco da Silva Ferreira, entre outros. No último trimestre de 2020 esteve em formação com Olga Alvárez na escola AREA, em Barcelona.
Sara inclui diversas práticas performativas e de movimento na sua identidade enquanto performer, tais como teatro físico/clown, ritmos afro-brasileiros, latinos, danças urbanas e artes marciais. Também constrói e manipula formas animadas. Desenvolveu trabalho comunitário e social enquanto formadora de dança contemporânea, teatro e dança inclusiva para públicos de diversas faixas etárias e em diferentes países.
Criou espetáculos a solo e co-criações. Desde 2013 que vem marcando um percurso constante na área criativa, de formação e enquanto intérprete. Já trabalhou com Mafalda DeVille, Miguel Moreira, José Artur Campos, Teresa Alpendurada, Edgar Pêra, Ana Bacalhau, CiM/VoArte, Teatro do Mar, Diletta Bindi, entre outros. Em 2020/2021 realizou "Loop Mental", uma médiametragem interactiva de vídeo dança junto com o artista visual David Negrão.

Mais informações

Fonte:Direção Regional de Cultura

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31