13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Algumas das instituições de referência nacional não estão já em condições de cumprir as funções”, alerta Maria de Jesus Monge

O Dia Internacional dos Museus assinala-se esta quarta-feira e Maria de Jesus Monge,  presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM-Portugal) e também diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança não deixou passar em branco esta data.

Como tal, num texto para assinalar o Dia Internacional dos Museus, Maria de Jesus Monge, sublinhou a importância dos museus “para a preservação e divulgação do património das comunidades, povos e nações”,  chamando à atenção para a realidade que os museus vivem. 

“Algumas das instituições de referência nacional não estão já em condições de cumprir as funções que lhes estão cometidas. Esperamos que o reconhecido ‘Poder dos Museus’ obtenha uma visibilidade que transcenda a data e se reflita em estratégia e recursos rejuvenescedores”, alertou.

A também diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança apontou ainda  “a secundarização crónica a que os museus vêm sendo condenados – avassalados com a míngua de recursos humanos, preocupados quer com as condições de conservação e a necessidade de investigação das suas coleções, quer com o modo como comunica com as comunidades”.

“Os museus são uma mais-valia e preciosos aliados no diálogo com as comunidades e na preservação das suas memórias, na transformação das mentalidades e das sociedades, na promoção da democracia e da cidadania e na defesa de valores fundamentais como a liberdade, igualdade e fraternidade”, pode ler-se na nota.

Leia o artigo completo em RRenascença

Populares