13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alqueva – EDP quer instalar Central Fotovoltaica flutuante, o projeto está em licenciamento

edp.pt

Está em fase de licenciamento, o projeto Fotovoltaico Flutuante do Alqueva da EDP.

O projeto prevê a integração de painéis solares no ecossistema do Aproveitamento Hidroelétrico do Alqueva, uma central hídrica com bombagem, que constitui um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do país. O sistema de bombagem permite utilizar a energia eólica e solar, em períodos de menor consumo, para bombear a água da albufeira e, dessa forma, reutilizá-la para produzir nova energia hidroelétrica.

O novo projeto de solar flutuante da EDP está alinhado com alterações regulatórias em curso em Portugal que abrem a porta à existência de leilões de solar fotovoltaico e à hibridização, a combinação de energia de várias fontes renováveis com energia de centrais convencionais.

Se o projeto avançar, os novos painéis solares flutuantes, com 4 MW de potência instalada, vão permitir testar, não só esta hibridização do fotovoltaico flutuante com a hídrica com bombagem, mas também a sua combinação com um sistema de baterias.

O projeto preconiza, por isso, o primeiro Living Lab de soluções integradas de energia renovável e armazenamento, para responder ao mercado de energia do futuro. Um mercado que, de acordo com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 – o compromisso português com as metas do Acordo de Paris, é que 80% da eletricidade consumida seja de origem renovável, até 2030.

Na solução de Alqueva será acrescentada uma segunda plataforma onde ficará um contentor de 20 pés (sensivelmente 12 metros) que terá um Transformador e celas de Média Tensão, com o intuito de diminuir as perdas. A tecnologia utilizada é a Seaflex.

Projeto Solar Flutuante do Alqueva em números:

  • Potência Instalada: 4 MW
  • Nº de painéis: 11.000
  • Dimensões da plataforma: 4 ha
  • Profundidade da albufeira: 60 m
  • Oscilação do plano de água: 30m
  • Energia anual a produzir: 6 GWh (o equivalente a 25% das famílias da região – Portel e Moura)
  • Duração do projeto de instalação: 12 meses

In EDP.pt

Populares