25 Jul. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

Alter do Chão...a história e arte equestre, local onde impera a tranquilidade!

Regional 30 maio 2021

Situada no coração do Alto Alentejo, Alter do Chão assume-se como terra de história viva onde impera a paz de espírito e tranquilidade.

O importante património repartido por entre o elegante casario branco de faixa colorida, com ruas calcetadas onde convivem graciosas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, fazem desta terra um museu vivo de história.

A vila é rica em monumentos históricos, dentre os quais se destaca o emblemático Castelo e a graciosa Casa do Álamo, núcleos museológicos abertos ao público e onde se concentram uma variedade de atividades culturais.

Tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, a par com Nisa, Alter do Chão, é também destaque na Revista Visão, o que já mereceu destaque na página oficial de facebook do Município que refere "

Os destaques são a Coudelaria de Alter – com a imagem principal da peça a ser a famosa saída da Eguada –, o saboroso açafrão e, por último, a magnífica vista panorâmica de Alter Pedroso.Somos cada vez mais uma referência ao nível da qualidade de vida e do setor turístico, quer nacional ou internacionalmente."

A venerável antiguidade da terra de Alter do Chão, eternizada pela descoberta do Mosaico da Villa Romana da Casa de Medusa, único na Europa, potenciam a vontade da descoberta da história e marcam momentos a todos os que a visitam.

Terra de arte equestre, sobejamente conhecida pela Antiga Coudelaria Real, fundada no reinado de D. João V em 1748. A Coudelaria de Alter é ponto de visita obrigatório, onde o Cavalo Alter Real manifestamente atravessa o tempo e se eterniza na história.

 


 


 


 


 

Vila calma e serena, o passado de Alter do Chão remonta à época romana.

Chamava-se então Abelterium e as Termas do Ferragial d´El Rei ou a Ponte da Vila Formosa são exemplos dos vestígios romanos existentes na região. A partir do séc. XIV a vila foi-se desenvolvendo a partir do castelo, construído por D. Pedro I em 1359, que continua a ter uma presença importante uma vez que fica na praça principal - a Praça da República.

Actualmente, a grande aposta do concelho são os seus recursos naturais. A agricultura continua a ser a principal actividade. Na pecuária, a produção equina tem extrema importância. O Turismo Cinegético é também um dos grandes investimentos.

A Coudelaria Real, fundada em 1748 por D. João V, contribuiu muito para a divulgação do nome da vila. Foi aí que se iniciou a recuperação da raça lusitana Alter Real, um cavalo de Alta Escola. Aí funciona ainda a Escola Profissional Agrícola de Alter do Chão.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31