Alto Alentejo

Alto Alentejo apresenta plano intermunicipal para “uma comunidade ativa nas questões de igualdade”, diz representante da APAV (c/som)

Publicado em Regional 19 outubro, 2018

A APAV (Associação Portuguesa para Apoio à Vítima) e os 7 municípios que compõem o Alto Alentejo Oeste, desenvolveram o I Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo 2018/19, que será apresentado em novembro.

“O I Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo Oeste 2018/2021 acolheu as ideias e estratégias de territorialização dos 7 municípios com quem articulamos”, explica Daniel Cotrim, assessor técnico da Direção da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), em declarações à RC.

Alter do Chão, Avis, Crato, Gavião, Fronteira, Nisa, Ponte de Sor e Sousel são os concelhos abrangidos pelo Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) existente em Ponte de Sor, e que integram este plano.

O objetivo principal deste plano é “trabalhar as questões de igualdade de género, a erradicação e o combate da violência de género e da violência doméstica, no Alto Alentejo”.

Este, assenta a sua atuação em quatro eixos principais, “considerados como prioritários”: a participação política de homens e mulheres, o desporto, a formação e emprego, e a prevenção e combate à violência doméstica e de género.

 Plano pretende criar “uma comunidade ativa relativamente às questões de igualdade de género, e à intolerância à violência doméstica e de género”

 

Uma das atividades do plano, foram as I Jornadas do Alto Alentejo Oeste da APAV que tiveram lugar na passada sexta-feira (12 de outubro), em Ponte de Sor, que contaram com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, e de vários representantes de entidades regionais.

Encontram-se previstas atividades de “sensibilização de alunos e alunas para as questões de igualdade de género, transfobia, homofobia, violência no namoro”, assim como “ciclos de cinema dedicados à população”.

Pretendem-se a criação de atividades diversificadas “de forma a chegar a muitas mulheres e muitos homens desta zona do Alto Alentejo Oeste”, “de forma transversal”.

O I Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo Oeste 2018/2021 será apresentado no próximo dia 6 de novembro, no Instituto Politécnico de Portalegre, numa cerimónia que contará com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e onde a também a Cruz Vermelha apresentará o seu plano intermunicipal para o território.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30