Alto Alentejo

Alto Alentejo contará com Brigada de Sapadores Florestais Intermunicipal para “fazer a prevenção e combate aos incêndios”, diz Pres. da CIMAA (c/som)

Publicado em Regional 06 dezembro, 2018

“Com o sentido de se fazer a prevenção e combate aos incêndios”, o Alto Alentejo terá agora uma Brigada de Sapadores Florestais Intermunicipal, explicou à Campanário o Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Ricardo Pinheiro. Esta equipa contará com 14 sapadores florestais, um eng. Florestal que irá coordenar a equipa, sendo que entre os operacionais existirá também um coordenador para com os restantes 13.

Esta equipa terá “um financiamento, em parte pelo estado central, através da Secretaria de Estado das Florestas e do respetivo protocolo”, porém “há uma parte do exercício desta função que é financiada pelos municípios que vão usufruir das equipas de sapadores florestais”, revela o autarca.

Entre esses municípios, está Arronches, que abrange uma parte da Serra de São Mamede, e todos os concelhos mais a norte do distrito de Portalegre, “vão usufruir e gerir o que são o modelo de funcionamento das equipas de Sapadores Florestais e as respetivas Brigadas”, explica Ricardo Pinheiro.

Estas equipas serão então integradas nos mecanismos de Proteção Civil já existentes no terreno, em linha com as corporações de Bombeiros existentes nesses concelhos, por isso “a grande mais valia que podemos ter é perceber como somos capazes de  cooperar entre as diferentes organizações, de forma a que objetivo final seja a prevenção”, sem descurar, “quando seja necessário, também o combate ao incêndio e que todas as organizações que estão no terreno (…) se sintam completamente confortáveis em relação a este tipo de questões”, acrescenta o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31